quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma ISO para a Responsabilidade Social

ISO 26000: ajustes finais

Cerca de 200 especialistas de áreas distintas, como indústria, ONGs, governo e sociedade civil, estão reunidos neste momento no "Seminário ISO 26000: Debate sobre pontos finais de discussão da norma e os desafios para sua implementação", em São Paulo.
Esta é a última reunião brasileira para discussão do conteúdo da ISO 26000, uma norma internacional de Responsabilidade Social que está sendo desenvolvida desde 2005. Entre 17 e 21 de maio, haverá um fórum do grupo internacional da ISO, em Copenhagen, para definir o conteúdo final da norma.
O objetivo do evento de hoje é discutir com o público presente os pontos-chave para o rascunho final do documento, que foram estabelecidos na última reunião do grupo internacional da ISO.
"Para se ter uma ideia, em 2007, foram feitas 7.200 propostas de alteração. Neste ano, foram 2.500 comentários, condensados em 15 pontos-chave. É um processo amplo e complexo", afirma Eduardo São Thiago, assessor de relações internacionais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Conheça os itens mais polêmicos da discussão:

- Acessibilidade e tamanho da norma: alguns consideram a ISO 26000 extensa (são 100 páginas, aproximadamente) e complexa
- Aplicabilidade: como fazer para a norma ser usada por organizações de diferentes naturezas (empresas, governos, ONGs, etc) e tamanhos?
- Normas internacionais: alguns países afirmam que norma contraria leis locais 
- Normas certificáveis: a norma deve ou não ser certificável?
- OMC e barreiras de comércio: será que a ISO pode criar algum tipo de barreira não tarifária?
- Discriminação por orientação sexual: a ISO deve ou não abordar o assunto?
- Governo/Estado: é preciso deixar mais claro que a norma não irá interferir no papel do Estado


Fonte: Planeta Sustentável
http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/redacao/iso-26000-ajustes-finais-235454_post.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário