INDÚSTRIA E COMÉRCIO (15/5/2010)
Economia no Cariri é tema de novo colunismo
A Coluna Satélite, do jornal Diário do Nordeste, circulará toda segunda-feira abordando setores da economia no Cariri.
Juazeiro do Norte. A chegada da Região Metropolitana do Cariri (RMC), mostra uma realidade que marca uma década de grande desenvolvimento econômico e social da região. Vários setores são reflexo dessa nova dimensionalidade que ganha o Cariri com os investimentos na indústria, comércio, turismo, construção civil, educação e a implantação de dezenas de faculdades, públicas e particulares. É a região dando o que falar. E esse reconhecimento é visto por empresários e lojistas, que mostram um pouco desse caminho trilhado. A perspectiva é de um futuro mais promissor ainda nos municípios da região.
Acompanhando essa dinâmica, a comunicação amplia os horizontes, mostrando um novo Cariri para o Estado. O Diário do Nordeste, por meio do Caderno Regional, lança nesta próxima segunda-feira, a coluna Satélite Economia no Cariri, assinada pelo colunista Marcos Peixoto, que nas quartas-feiras também assina o colunismo social da região. O que desponta no cenário empresarial, de negócios, cultura, economia, será levado às páginas do jornal, com objetividade, deixando a sociedade a par, segundo o colunista, dessa nova realidade que chega.
Segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte, Antônia Anier, o Cariri realmente demonstra um potencial diferenciado em relação as outras regiões do Estado. Ele afirma que são inúmeras as características da região, principalmente o aspecto da religiosidade popular, que promove a expansão da cidade, como a própria vocação que Juazeiro desenvolveu ao longo de sua história, já incentivada pelo Padre Cícero. "Esta terra é incrível. Se vende de tudo", diz ela, ao situar a cidade como um ponto de convergência não só para o Cariri, mas a região Nordeste.
Os investimentos públicos e privados, ampliam o setor imobiliário. Segundo dados do Sine/IDT, é o que mais emprega. Em 2009, o nível de empregabilidade chegou a 18% em relação aos 4% do ano anterior. Este setor ficou à frente do comércio, que registrou crescimento de apenas 4% em relação ao mesmo período, de 21% para 26%.
Somente no município juazeirense, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, estão atuando com carteiras assinadas e informalmente cerca de 9 mil pessoas. Nas obras há carência de profissionais qualificados. Esse processo tem contribuído para a verticalização da cidade. Tanto é que empresas têm investido milhões na construção dos novos prédios. É a modernidade das grandes cidades chegando ao Cariri.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Crato, Geraldo Pinheiro, afirma que os novos investimentos são uma realidade que a própria região tem de saber acompanhar. "Não sabemos onde isso vai parar, mas é visível esse crescimento", diz ele.
Em Crato, ele próprio justifica os seus investimentos como comerciante, propiciados pela amplitude de mercado, com novos investidores, em todos os setores, e cita a construção civil como grande sinalizador.
O lojista vai mais longe, ao ressaltar que o Cariri vive um dos melhores momentos de sua história econômica. Possivelmente, segundo o presidente da CDL, o Centro de Convenções e Negócios do Cariri seja inaugurado com uma Convenção Estadual Lojista.
Elizângela Santos
Repórter
Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional - http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=785572
Nenhum comentário:
Postar um comentário