terça-feira, 2 de março de 2010

Pesquisa da CNI mostra produção da indústria estável no início de 2010

Indicador de evolução da produção ficou abaixo de 50 pontos em janeiro.
Pesquisa mostra estoques baixos e uso das fábricas abaixo do normal.

Alexandro Martello
Do G1, em Brasília

A produção industrial se manteve estável neste início de 2010, informou nesta terça-feira (2) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que realizou levantamento com o setor produtivo.
Em janeiro, o indicador de evolução da produção ficou em 49,2 pontos, valor similar ao registrado no final de 2009, informou a entidade. A sondagem industrial mensal da CNI foi realizada com 1,2 mil empresas, entre 1º e 24 de fevereiro.
"O fato de estar muito próximo da linha divisória de 50 pontos aponta que a produção da indústria ficou praticamente estável na comparação com dezembro passado. Nesta pesquisa, os indicadores variam de 0 a 100, e valores acima de 50 pontos indicam crescimento ou expectativa positiva dos empresários", informou a entidade.

Estoques
Com a manutenção do ritmo da produção em janeiro, a CNI informou que o nível de estoques ficou abaixo do planejado pelas empresas (indicadores inferiores à linha de 50 pontos).
"As de pequeno e médio portes registraram, respectivamente, indicadores de 46,4 pontos e 47,8 pontos. As empresas de grande porte registraram estoques de acordo com o planejado, com indicador de 50,4 pontos", acrescentou a entidade.

Uso do parque fabril
De acordo com a entidade, indústria operou com utilização da capacidade instalada (UCI) abaixo do usual para meses de janeiro, mantendo o mesmo cenário do mês de dezembro de 2009. Segundo a CNI, isso a "existência de ociosidade do parque industrial".
O indicador de UCI efetiva em relação ao usual ficou em 46,3 pontos para as pequenas empresas e em 48,1 pontos para as médias. No caso das grandes empresas, o uso do parque fabril ficou em 49,7 pontos, em linha com a média para meses de janeiro, informou.

Próximos meses
De acordo com o levantamento da CNI, o empresário industrial espera aumento da demanda por produtos nos próximos seis meses. Isso porque o índice de expectativa de evolução de demanda registrou crescimento, passando de 62,9 pontos, em dezembro, para 66,2 pontos, em janeiro.
Com a expectativa de demanda por produtos e serviços em alta, os empresários pretendem comprar mais matérias-primas nos próximos seis meses. O índice de expectativa de compras passou de 49,8 pontos, em dezembro, para 64,6 pontos, em janeiro.
De acordo com a CNI, os empresários também mostraram otimismo em relação às exportações futuras. O novo índice de expectativa de evolução da quantidade exportada registrou 53,5 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário