terça-feira, 16 de março de 2010

Fortalecimento do Mercado Interno


Nova classe média conquista mais espaço na economia do BR

No Fórum Panrotas, consultores e empresários discutem a crescente participação da Classe C em mercados como o Turismo
Classe C em destaque. Foto: Blog joao kepler
Classe C em destaque. Foto: Blog joao kepler
Um painel sobre a nova classe média foi um dos pontos altos da manhã desta segunda-feira (15), no Fórum Panrotas – Tendências do Turismo. O consultor Guilherme da Nóbrega, doBanco Itaú, destacou que a população está “cada vez mais bancarizada, com mais acesso ao crédito e à poupança”. E sugeriu que os empresários da área do turismo pensem a longo prazo já que, mesmo com a crise global, a tendência é de ampliação da classe C.
O consultor Renato Meireles, especializado em consumidores de baixa renda, destacou a situação mundial: “no início da década de 90, a renda per capta dos países ricos era 23 vezes maior do que a dos países pobres. Hoje, ela é apenas 11 vezes maior”.
Para atender à nova classe média, o diretor geral do Grupo Accor, Roland de Bonadona, disse que tem buscado soluções construtivas e inteligentes, bem como profissionais polivalentes.
Ao tratar da Classe C em seu discurso, o ministro Luiz Barretto citou exemplos, entre eles o resultado de uma pesquisa daGol Linhas Aéreas. “Em 2009, 10% dos passageiros que viajaram pela empresa estavam fazendo a primeira viagem aérea de suas vidas.” De acordo com o diretor da Gol, Eduardo Bernardes, isso significa novos 2,6 milhões de usuários de transportes aéreos.
Tanto ele quanto Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas, declararam que a nova classe C não está online. Em outras palavras, quer ser atendida perto de suas residências.
A palestra de abertura do painel foi de Marcelo Nery, da Fundação Getúlio Vargas, que mostrou instrumentos da instituição para a pesquisa do público consumidor de turismo.
Informações do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário