domingo, 28 de março de 2010

Agricultura Familiar - dificuldades no Cariri com poucas chuvas


Agricultura familiar em debate

27/3/2010 Clique para Ampliar
ENCONTRO DA AGRICULTURA Familiar em Caririaçu. Uma das principais preocupações do agricultores foi discutir alternativas viáveis para convivência com o ano de seca 
ELIZÂNGELA SANTOS
Os produtores estão apreensivos com a falta de chuva que está ocasionando perdas na agricultura

Caririaçu. Alternativas para a convivência num ano que se configura com perda de 100% da produção agrícola foram debatidas durante o Encontro Regional da Agricultura Familiar do Cariri, neste município. Os produtores da agricultura familiar, de cerca de 20 municípios, se reuniram com essa finalidade e com a esperança de novos projetos para minimizar o sofrimento causado pela seca, já que consideram perda total do que foi plantado. Mesmo que a chuva venha em abril, já não há mais possibilidade de plantar, conforme a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Estado do Ceará (Fetrafe). O presidente da Federação no Estado, Arimatéia Anselmo, afirma que vários encontros da entidade são realizados no Ceará, com a finalidade de colher informações dos próprios agricultores da realidade que estão vivenciando.

Ele já caracteriza este ano de 2010 como um dos piores. "Por onde temos passado, o quadro é desolador no Estado. Em todas as regiões, não há praticamente produtividade e mesmo sem um laudo dos órgãos estaduais, podemos admitir que a perda é total", adianta Anselmo.

Em alguns municípios do Estado, podemos verificar situações de cidades que estão sendo abastecidas com água de carro-pipa. No Cariri, um deles é Araripe. Ele afirma que dos encontros serão retirados relatórios, de todas as regiões do Ceará e, até o dia 31 deste mês, quer organizar esse material. Todos os dados serão avaliados, disse ele, e depois apresentados ao Governo do Estado e encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Representantes de bancos e órgãos de fomento nas áreas agrícola e do artesanato estiveram presentes, para esclarecer formas de participação e de apoio para trabalhadores voltados à agricultura familiar e créditos disponíveis para projetos. A pretensão do Sindicato da Agricultura Familiar do Cariri Central (Sintraf) foi também fazer uma avaliação da agricultura familiar no Cariri, falar dos créditos de custeio e direito previdenciário. Para o presidente do Sindicato, Waldemir de Melo, há necessidade de maior assistência aos produtores da agricultura familiar. Uma das alternativas é o incentivo para a produção irrigada. Mas há necessidade de orientação técnica e crédito para investimento.

PREJUÍZO

"Plantar, agora, só se for com irrigação. Não tem produtividade. Este ano não tem milho e nem feijão"
Waldemir Alves de Melo
Presidente do Sintraf

MAIS INFORMAÇÕES 
Sindicato da Agricultura Familiar do Cariri Central (Sintraf)
Rua São Salvador, 8, Bairro São Miguel, Juazeiro: (88) 9986.1840

Elizângela Santos
Repórter

Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional. Fortaleza, 28 de março de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário