quarta-feira, 14 de abril de 2010

Geração de Empregos no Brasil - Setor de Infraestrutura


Projetos de infraestrutura aquecem mercado de trabalho

Pesquisa indica que número de novas vagas de emprego cresceu em março; engenharia foi responsável por 11% do postos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A pesquisa da Ricardo Xavier Recursos Humanos mostra que o terceiro mês de 2010 fechou com um aumento de 26,09% no total de novas vagas em relação a fevereiro. Além disso, março foi também o mês que gerou mais postos de trabalho desde o começo do ano.
Um dos motivos desse aumento é o resultado da grande expansão do setor da Construção Civil. Segundo o estudo, as vagas na área de Engenharia, que engloba Construção Civil, aumentaram 33,58% em relação ao mesmo período de 2009. E como o crescimento de um setor estende-se ao progresso de outro, a área Industrial também teve amplo crescimento. Nela, houve um aumento de vagas de 62,87% ante março do ano passado.
Para a consultoria, com a economia aquecida, é difícil indicar um segmento que não irá registrar expansão no número de vagas em 2010. Ela observa que as empresas querem triplicar a participação em seus setores e, por sua vez, aproveitam para expandir novos negócios em diferentes segmentos.
Segundo a pesquisa da Ricardo Xavier, foram ofertadas 2.338 novas vagas em março, contra 1.728 em fevereiro. As áreas que mais se destacaram foram: Engenharia, com 11% das posições; Comercial, com 10%; Administrativa, Recursos Humanos e Industrial, com 7% cada; Financeira, com 6%; e Tecnologia da Informação, com 5%.
Em março, as empresas brasileiras lideraram as contratações no País, sendo responsáveis por mais de 81% das ofertas de posições, enquanto as vagas disponibilizadas por multinacionais corresponderam a 18,65% do total de novas oportunidades.
Pesquisa
O levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos abrange as seguintes localidades: São Paulo (capital e Grande SP), Campinas (interior de SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Dentre elas, as que mais abriram vagas foram: São Paulo, com 26%; Rio de Janeiro, com 17%; Porto Alegre, com 15%;Salvador, com 13%, Belo Horizonte, com 12%; Campinas (9%), e Curitiba (8%).
Fonte: Tendências e Mercado, 13 de abril de 2010 - 16:21 - Por TM

Nenhum comentário:

Postar um comentário