sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Inadimplência será menor nos próximos 6 meses, prevê Serasa

ÃO PAULO - Tanto os consumidores como as empresas estarão menos inadimplentes no último trimestre de 2009 e no primeiro trimestre de 2010, segundo aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, divulgado nesta sexta-feira (16).

De acordo com o estudo, em agosto, a perspectiva de inadimplência do consumidor para o período apresentou queda de 0,7%, atingindo a cifra de 97,9, a menor desde março de 2008, quando o indicador registrou o patamar de 97,7.

Com o decréscimo, o indicador atingiu seu oitavo recuo consecutivo, o que, na opinião da Serasa, sinaliza que a trajetória iniciada de redução dos níveis de inadimplência bancária das pessoas físicas deverá continuar ao longo dos próximos meses, estimulada pela recuperação do mercado de trabalho e pela recuperação cíclica da economia brasileira.

Empresas

No caso das empresas, o indicador de perspectiva de inadimplência para os próximos seis meses, apurado no oitavo mês de 2009, caiu 7,3%. Esta foi a sétima queda consecutiva do índice, que ficou em 97,6, situando-se, pela primeira vez, abaixo do nível 100.

Para a Serasa, as sucessivas quedas mostram que a inadimplência das pessoas jurídicas passa por um momento de inflexão, tendendo a se normalizar daqui até os meses iniciais de 2010, devido a fatores como o reequilíbrio do fluxo de caixa das empresas e as medidas do governo para melhorar o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas.

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2009/10/16/inadimplecircncia-do-consumidor-e-das-empresas-seraacute-menor-nos-proacuteximos-seis-meses.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário