segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Brasil não descarta importar álcool dos Estados Unidos

São Paulo, 25 jan (EFE).- O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje que o Governo não descarta a possibilidade de importar álcool combustível dos Estados Unidos em consequência da alta do preço do etanol no mercado interno.

"Não gostamos da ideia, preferimos adotar soluções internas, mas não está descartada a possibilidade de importar do mercado americano", afirmou Lobão, segundo o serviço oficial de notícias Agência Brasil.

Líder mundial na produção e exportação de etanol combustível e derivado da cana-de-açúcar, o Brasil assistiu nos últimos tempos o aumento do preço por causa da queda da oferta causada pelas chuvas que atingiram as regiões produtoras na última safra.

Com a alta do preço do etanol se tornou mais rentável para os mais de sete milhões de veículos "flex" abastecerem com gasolina.

"Ocorreu realmente uma redução no consumo. É bom que haja temporariamente um consumo menor, já que neste ano a produção foi pequena", comentou o ministro.

Pelo menos 93% da frota de automóveis leves produzidos no país têm essa tecnologia.

No sábado passado, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinará uma linha de crédito de R$ 2,5 bilhões para criar reservas de etanol.

Segundo Stephanes, a medida buscará constituir uma espécie de regulador do mercado que sirva para conter os preços em situações de escassez.

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/01/25/brasil-nao-descarta-importar-alcool-dos-estados-unidos.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário