sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

BASIC - Brasil, África do Sul, Índia e China propõe fundo para países pobres

22/01/2010 - 14:15:35

Leticia Freire, do Mercado Ético*

Como estratégia para reavivar as negociações globais sobre o clima, o BASIC – forma como vem sendo chamado o grupo Brasil, África do Sul, Índia e China – vai propor um fundo conjunto para ajudar os países pobres a se adaptarem ao aquecimento global. A informação veio do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante uma entrevista na quarta-feira (20/1).

“A proposta é ajudar os países muito pobres a se adaptarem às mudanças climáticas”, disse. Ele informou também que a China já expressou interesse no projeto.

Essa é a primiera tentativa concreta de injetar novo ânimo nas negociações sobre o clima depois que Copenhague falhou em produzir um acordo abrangente e definitivo.

Outro objetivo do encontro do BASIC é salientar a necessidade dos países ricos, particularmente os EUA , fazerem mais pela questão climática. “Os recursos que nós alocaremos servirão para chamar atenção dos países ricos sobre como eles vêm fugindo as suas responsabilidades”, reforçou o ministro.

Segundo Minc, o BASIC tentará encontrar um padrão comum para suas metas de emissão utilizando o mesmo sistema de mensuração. No caso brasileiro, o país espera reduzir suas emissões em 39% até 2020, enquanto a China prometeu cortar a quantidade de dióxido de carbono produzida por cada unidade de crescimento econômico em 40% a 45% no mesmo período.

Durante a COP15, o BASIC fechou um acordo não vinculativo com princípios básicos, juntamente com os EUA, em Copenhague. Entretanto, outras nações em desenvolvimento disseram que os países ricos e industrializados não estavam oferecendo cortes de emissões suficientes e se disseram preocupadas sobre a possibilidade de não receberem tecnologia e recursos suficientes para enfrentar as mudanças climáticas.

As nações que compõem o BASIC também vão procurar uma posição comum para transferência de tecnologia. Minc propõe medidas para criação de parcerias nas quais os países pobres não serão apenas providos de acesso à tecnologia, mas receberão assistência para aplicá-la corretamente. O encontro acontece esse final de semana, em Nova Délhi.

Fonte: Mercado Ético

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/brasil-africa-do-sul-india-e-china-propoe-fundo-para-paises-pobres/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário