quarta-feira, 11 de maio de 2011

Exportações do Ceará

Exportações cearenses atingiram US$ 71,46 milhões

Vendas totais da indústria de transformação apresentaram expansão de 7,52% no mês

09 de maio de 2011

As exportações de produtos industrializados do Ceará, em março, atingiram US$ 71,46 milhões, representando 69,72% do total exportado pelo estado, superando os 53,42% do mesmo tipo de produtos exportados pelo país no primeiro trimestre do ano.

Os números são da pesquisa Indicadores Industriais, realizada em março, pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na comparação com fevereiro deste ano, houve retração de 6,77% dos produtos industrializados em relação ao total registrado e 10,01% contra março de 2010. Apesar disso, as exportações se expandiram 1,08% no primeiro trimestre.

As vendas totais da indústria de transformação cearense apresentaram expansão de 7,52% em março, relativamente aos números observados em fevereiro. Comparando março de 2011 com igual mês do ano anterior, o faturamento apresentou redução de 4,87%. Seis dos sete setores pesquisados contribuíram para o resultado e houve elevação das vendas do setor de produtos alimentares.

Além das vendas totais, as horas trabalhadas e a utilização da capacidade instalada apresentaram avanço comparando-se com os números de fevereiro. O acréscimo relativo às horas trabalhadas foi de 3,24%. A indústria de transformação cearense operava, em março, com índice de Utilização da Capacidade Instalada na ordem de 83,90%, portanto, superior ao apresentado nos dois primeiros meses do ano, quando operava com índices de 79,37% e 82,89%. Por outro lado, houve ligeira redução no pessoal total empregado e na massa salarial real.

Os resultados positivos já eram esperados, uma vez que a indústria apresenta, historicamente, crescimento das atividades durante o mês de março. Por outro lado, a ocorrência do carnaval diminuiu o número de dias úteis do mês, dificultando uma maior expansão das atividades, contratações e salários pagos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário