domingo, 1 de maio de 2011

Artigo de Suely Chacon para a 3a. Parte da Matéria sobre o novo Semiárido no Jornal Diário do Nordeste

artigo

Um novo olhar sobre o sertão

Publicado em 1 de maio de 2011 

Clique para Ampliar
Chacon: preparação da população local para participar desse cenário, evitando que os empreendimentos sejam voltados para a mão de obra de fora
Clique para Ampliar
O Semiárido é um território natural que historicamente se tornou político, palco que foi, e é, de embates pelo poder. As disputas e as escolhas políticas forjaram a ideia que este é um espaço de exclusão e pobreza, onde não valia a pena ficar ou investir. Isto abalou negativamente a autoestima do povo do Sertão, manteve constante o fluxo migratório de fuga e as práticas diversificadas de paternalismo e clientelismo, que mantinham seu povo dependente. Esse cenário parecia fadado a se reproduzir infinitamente, alimentado que foi por decisões políticas locais e nacionais que destinavam mais recursos às regiões que supostamente possuíam mais condições para o crescimento.


Contudo, essa tendência começou a se modificar nos últimos anos na medida que novos investimentos foram destinados ao interior do país, com iniciativas como a expansão do ensino técnico e universitário e a promoção de obras estruturantes. Além disso, o fortalecimento do mercado interno em todo o Brasil, bem como a maior estabilidade econômica, permitiu o surgimento ou reorganização de atividades relacionadas com comércio, serviço, turismo, agronegócio e indústria no Semiárido. Inclui-se nesse novo cenário a constituição de polos de produção de conhecimento ligados a centros de pesquisa e às Instituições de Ensino Superior públicas e privadas que também se instalaram pela região.



Em consolidação



Surge assim uma nova tendência que vem se consolidando nos últimos cinco anos: o Sertão começa a ser visto a partir de um novo prisma, e os investimentos começam a fluir para essa região, valorizando a sua cultura e suas riquezas naturais antes desprezadas, criando assim mais possibilidades para as pessoas que ali habitam. Mais que isto: o novo aporte de recursos públicos e privados começa a fomentar um novo fluxo migratório, agora de volta ao Sertão.



Diante desse novo olhar, questiona-se sobre a continuidade ou não desse processo. De fato, para que essas possibilidades abertas pelos investimentos da região resultem em um desenvolvimento sustentável, alguns pontos precisam ser considerados. O principal deles se refere à adequada preparação da população local para participar desse cenário, evitando que as atividades empreendidas sejam voltadas para a mão de obra que vem de fora. Para tanto o atual investimento em educação acadêmica e técnica deve ser ampliado. A infraestrutura das cidades ainda requer novos aportes para garantir a continuidade das atividades. E há necessidade de mais recursos para a questão da segurança.



Qualificação de gestores



Um ponto importante é a qualificação dos gestores e servidores públicos, que devem estar preparados para as novas demandas da sociedade. Falta também maior atenção à questão ambiental. O crescimento acelerado de uma região historicamente excluída pode levar a uma exacerbação do uso da natureza.



Riscos ao meio ambiente



Os riscos podem vir do uso inadequado do solo pelo agronegócio, desperdício da água (que continua escassa), exploração exagerada e sem controle de áreas de proteção ambiental pelo turismo, poluição do solo e da água pelos resíduos industriais e agrícolas, descontrole no ambiente urbano por parte da construção civil e das atividades econômicas em geral. Por fim, do ponto de vista social, apesar da visível redistribuição de renda e dos novos acessos à educação e saúde, ainda é necessário investir nos processos participativos, envolvendo efetivamente a sociedade local.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=972469


1a. Parte da Matéria sobre o novo Semiárido no Jornal Diário do Nordeste: http://nossosemiarido.blogspot.com/2011/04/primeira-parte-da-materia-do-jornal.html

2a. Parte da Matéria sobre o novo Semiárido no Jornal Diário do Nordeste: http://nossosemiarido.blogspot.com/2011/04/2a-parte-da-materia-sobre-o-novo.html

3a. Parte da Matéria sobre o novo Semiárido no Jornal Diário do Nordeste: http://nossosemiarido.blogspot.com/2011/05/3a-parte-da-materia-sobre-o-novo.html

Um comentário:

  1. Como já foi explanado pela professora Suely, o semi-árido, é tido por muitos como uma região inóspita e de recursos escassos, onde reina a miséria e a fome. Essa imagem tosca da região vem da ausência de políticas públicas por partes das classes políticas que por muito tempo governaram as instâncias,tanto a nível local, estadual e federal. Para contribuir com isso, criou-se na região a chamada "Indústria da Seca", onde muitos políticos faziam vistas grossas sobre os problemas locais e não aplicavam os recursos de maneira adequada e quando aplicados eram insuficientes e/ou parciais. Estes, se aproveitavam de órgãos como o Denocs e a própria Sudene, para fazer a "Lavagem de dinhero" e agravando, mais ainda a situação local.
    No entanto, devido aos avanços tecnológicos e o desenvolvimentos de pólos de educação, a região passa a ser vista com outro olhos, principalmente, pelos acadêmicos que desenvolvem e buscam projetos de melhoria e de desenvolvimento do lugar. Cabe a nós que detemos de mais informações do que nossos pais, buscar maneiras alternativas, que conciliem desenvolvimento com sustentabilidade, crescer sem destruir esse Bioma único e patrimônio genuinamente brasileiro.

    JOSÉ WELLITON S. DO NASCIMENTO.
    5° SEMESTRE.

    ResponderExcluir