quinta-feira, 12 de maio de 2011

21º FESTIVAL IBEROAMERICANO DE CINEMA DO CEARÁ TAMBÉM ACONTECE NO CARIRI



21º FESTIVAL IBEROAMERICANO DE CINEMA DO CEARÁ – CINE CEARÁ – 2011

RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE NO CINEMA

8 a 15 de junho de 2011 – Fortaleza – CE
9 a 16 de junho de 2011 – Juazeiro do Norte – CE

Neste ano comemora-se o centenário da emancipação política de Juazeiro do Norte. O  Festival Iberoamericano de Cinema do Ceará, o Cine Ceará, marcará sua presença nas festividades, realizando na cidade a Mostra “Audio-Visual e Educação: Religião e Religiosidade no Cinema” da qual constará a exibição de filmes e um Seminário sobre o tema.


MOSTRA:
ÁUDIO VISUAL E EDUCAÇÃO

SEMINÁRIO:
RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE NO CINEMA

O cinema emociona e interroga. Às vezes, responde. Sempre registra. Documenta. Ilumina. Às vezes, apenas reflete. Conta histórias. Faz história e faz-se da história. Denuncia e anuncia. O código da linguagem é a imagem. Informa, forma, propõe olhares. Pede interpretação, decifração.

Decifrar, desvelar e revelar é a tarefa desta Mostra Áudio Visual e Educação.

Decifrar a Religião e a Religiosidade apresentada nos vários filmes é a grande tarefa dos conferencistas convidados a participar dos debates neste Seminário. E também interpretar o cinema como veiculo da cultura e desvelar e revelar especialmente a religião como dado constitutivo da identidade de um povo e também do povo brasileiro.

Este Seminário será realizado na cidade de Juazeiro do Norte, no Memorial Padre Cícero, com a seguinte programação:

12 de junho, domingo
17h - ABERTURA
      Constituição da Mesa com os as autoridades civis, religiosas, acadêmicas e os conferencistas convidados.
o   Apresentação do Cine Ceará - Cariri
o   Apresentação do Programa da Mostra Audio-Visual e Educação e do Seminário  Religião e Religiosidade no Cinema
      Exibição do filme “Joazeiro do Padre Cícero”, de Adhemar Bezerra de Albuquerque (11 minutos)
      Aula espetáculo com Ariano Suassuna. Dramaturgo, romancista e poeta. Autor da peça teatral “O Auto da Compadecida” entre outras; Fundador do Movimento Armorial.

18h30 – MESA REDONDA
Filme: O Auto da Compadecida, de Guel Arraes
Ariano Suassuna: dramaturgo, romancista e poeta. Autor da peça teatral “O Auto da Compadecida”, Fundador do Movimento Armorial.
João José Miranda Vila-Chã, sj: filósofo, professor da Pontificia Università Gregoriana-Roma, diretor durante 10 anos da Revista Portuguesa de Filosofia e Presidente-em-exercício da COMIUCAP-Conférence Mondiale des Institutions Universitaires de Philosophie.
Manfredo Araujo de Oliveira: filósofo, professor na UFC  e presidente da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina – ADITAL. Autor de 26 livros de Filosofia.
Moderador: Mano Granjeiro

13 de junho, segunda-feira:
17h – MESA REDONDA
Filme: O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte
Francisco Regis Lopes Ramos: historiador, professor da UFC; ex-diretor do Museu do Ceará e atual diretor do Núcleo de Documentação Cultural da UFC. Autor de “Caldeirão: um estudo histórico sobre o Beato José Lourenço e suas comunidades”; “João de Cristo Rei: o profeta de Juazeiro”,  “Imagens do Padre Cícero: sagrado e profano” e “O Verbo Encantado: a construção do Pe. Cícero no imaginário dos devotos”.
Sulamita Vieira, socióloga, professora da UFC; autora de “o Sertão em Movimento: a dinâmica da produção cultural”, sobre Luiz Gonzaga e “Velhos Sanfoneiros”.
Moderador: Luis Celestino de França Junior



14 de junho, terça-feira:
17h – MESA REDONDA
Filme:  Juazeiro, a Nova Jerusalém, de Rosemberg Cariry
Rosemberg Cariry: poeta e cineasta; produziu e dirigiu 10 longas entre eles “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, “Corisco e Dadá”, “Siará”, etc.
Sylvie Debbs: jornalista, ensaísta e crítica. Professora  na Universidade Robert Schuman e da Universidade Marc Bloch de Strasbourg, França. Autora de “Patativa do Assaré” e “Cinema e Literatura no Brasil. Os mitos do sertão: emergência de uma identidade nacional.”
Annette Dumoulin: psicóloga, coordenadora da Pastoral da Romaria da Diocese de Crato, autora com Ir. Ana Teresa do livro “Padre Cícero por ele mesmo.”
Moderador:  Renato Dantas


ENCERRAMENTO: palestra com Lira Neto, autor do livro “Padre Cícero, poder, fé e guerra no sertão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário