quinta-feira, 12 de maio de 2011

Exportações brasileiras

setor produtivo

Exportações: Brasil foca commodities

Publicado em 11 de maio de 2011 

Venda externa de matérias-primas faz País perder espaço no comércio de produtos mais tecnológicos
Clique para Ampliar
O minério de ferro foi o principal responsável pelo total exportado 
FOTO: THIAGO GASPAR

São Paulo O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou um estudo hoje que confirma o que diversos setores do mercado produtivo vêm alertando: o Brasil tem focado suas exportações em commodities e perdido espaço na venda de produtos de maior intensidade tecnológica, de maior valor.

Na análise dos autores do material, Fernanda De Negri e Gustavo Varela Alvarenga, a perda de participação do mercado do Brasil coincide com o aumento da participação das commodities na pauta, a partir de 2006 e se acentua depois da crise, entre 2008 e 2009.

Desde os anos 1990, a participação das commodities nas exportações brasileiras oscila ao redor dos 40%. Entre 2007 e 2010, esta participação saltou 10 p.p (pontos percentuais), alcançando 51% das exportações brasileiras.

Com o atual ciclo de valorização das commodities, o país conseguiu ampliar significativamente a participação brasileira no comércio mundial, mas não tem investido na diversificação do setor produtivo. Na prática, isso significa que o Brasil vende a matéria prima (a commoditie) a preços baixos e compra produtos manufaturados mais caros.

Pouca competitividade

Entre 2006 e 2009, o Brasil perdeu participação de mercado em todos os grupos de produtos, exceto commodities e petróleo. Ou seja, nos últimos três anos, a "primarização" da pauta de comércio do país não é apenas resultado de um desempenho excepcional das exportações brasileiras de commodities, mas também reflete a perda de participação -ou seja, de competitividade- do país no comércio internacional em todos os outros grupos de produtos, especialmente os mais intensivos em tecnologia.

A justificativa é de que a maior fatia do comércio internacional continua sendo composta por produtos industriais de alta e média intensidade tecnológica, que representam hoje cerca de metade dos fluxos de comércio.

Em alta

O país aumentou o nível de exportações de minérios (especialmente o minério de ferro) em relação a 2009, e este produto foi o principal responsável pelos 51% do total exportado em commodities em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário