quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cariri é o 4º destino turístico do Estado

Clique para Ampliar
TAPERA CULTURAl, espaço em Nova Olinda que reúne trabalho de mais de 30 artesãos da cidade 
ELIZÂNGELA SANTOS
Clique para Ampliar
Participantes do evento que lançou o "Caminhos do Sabor", em frente à Fundação Cada Grande 
ANTÔNIO VICELMO
O turismo está em alta no Cariri, com a apresentação de novo programa federal para dinamizar o setor

Nova Olinda. Baião de dois, galinha caipira e carne de sol são os principais pratos do cardápio do Cariri. Este foi o resultado de uma pesquisa apresentada ontem neste Município, durante o lançamento da 3ª etapa do projeto "Caminhos do Sabor - A União Faz o Destino", desenvolvido na região em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Cariri), Sebrae e Ministério do Turismo. Esta é a quarta região do Estado a receber o projeto já lançado, anteriormente, em Canoa Quebrada, Fortaleza e também Jericoacoara.

O programa possui cinco etapas: envolvimento das lideranças locais; pesquisa de oferta e demanda; plano de ação do destino; lançamento oficial; e qualificação empresarial. No Cariri, já foram realizadas as duas primeiras etapas e, neste mês, o programa avança com as três etapas mais importantes. As reuniões terão continuidade hoje no auditório do Sebrae, em Juazeiro do Norte, com palestras sobre consultoria e treinamento nas áreas de gestão financeira, atendimento ao cliente e segurança alimentar.

De acordo com o presidente da Abrasel Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, o projeto beneficiará toda a cadeia produtiva do turismo regional. Ele salienta que, graças à atuação da Abrasel Cariri, o projeto federal foi ampliado na região.

Já o presidente da Abrasel nacional, Augusto Mesquita, destaca que o programa visa fortalecer o turismo por meio do segmento gastronômico, ao propor ações de aprimoramento da gestão empresarial e da qualificação dos profissionais que atuam no segmento. A meta é tornar o produto culinário mais atrativo e competitivo, melhorando a qualidade dos restaurantes dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Mesquita acrescenta que o Cariri possui um grande potencial turístico.

Identidade gastronômica

O projeto é uma ação conjunta que tem por objetivo principal dar identidade à gastronomia regional, transformando-a em atrativo turístico. No âmbito nacional, visa atrair e cativar turistas por meio de um atendimento de qualidade e de uma gastronomia característica.

A cidade de Nova Olinda foi incluída pelo Ministério entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil em função de sua projeção nacional por meio da Fundação Casa Grande Memorial do Homem do Cariri, uma Organização Não Governamental que tem como objetivo a formação educacional de crianças e jovens com oficinas de comunicação artes e turismo. O Município não possui nenhum restaurante cadastrado no projeto. Além da Casa Grande, o principal ponto turístico é uma ponte de pedra natural, localizada na descida da Serra do Araripe. Crato, Juazeiro e Barbalha cadastram 22 restaurantes.

De acordo com Feitosa Júnior, integrante do grupo de governança, os bares e restaurantes do Cariri estão se adequando para oferecer aos turistas uma grande variedade de pratos típicos, como a galinha caipira, carne de sol, galinha à cabidela, buchada e mungunzá.

A direção do projeto em cada localidade será realizada por um grupo de trabalho formado pela Abrasel, Sebrae e representantes de empresários e instituições locais. O plano de ação foi desenvolvido baseado em uma pesquisa realizada em julho de 2010. No perfil dos turistas, a maior parte era do próprio Estado do Ceará (64%), seguido por Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Piauí - 50% estavam na cidade a negócio e 46% a lazer.

A pesquisa também aponta a avaliação que os turistas entrevistados fizeram dos estabelecimentos locais em notas de um a dez. Os melhores desempenhos ficaram por conta do sabor da comida e da higiene no preparo dos pratos. Os piores desempenhos apontados foram para falta de espaço e serviços para crianças e a falta de acessibilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Otimismo
"O projeto vem confirmar a vocação de Nova Olinda para o turismo regional"
Afonso Domingos Sampaio
Prefeito de Nova Olinda

"O programa visa fortalecer o turismo por meio do segmento gastronômico"
Augusto Mesquita
Presidente da Ass. Bras. de Bares e Restaurantes

"Sabemos das transformações econômicas nas cidades participam do projeto"
José Bezerra Feitosa Júnior
Presidente da Abrasel-Cariri

MAIS INFORMAÇÕES SEBRAE/CE, Escritório Regional em Juazeiro do Norte
Região do Cariri
(88) 3523.2025/ Fax: (88) 3523.4455

Antônio VicelmoRepórter
Fonte: Diário do Nordeste - Caderno Regional

2 comentários:

  1. É de extrema importância para a região do Cariri a implantação desse projeto por conta do grande potencial turístico que nós temos e que ainda não foi desenvolvido. A gastronomia é apenas um dos aspectos turísticos locais que precisam de apoio. Ainda nos restam, principalmente, o eco turismo e o turismo religioso. Em nenhum desses aspectos eu consigo identificar uma oferta satisfatória de serviços para os turistas. Mesmo o fator religioso, que é o de maior demanda da região, não está preparado para suportar esse fenômeno. Desse modo, apoio essa iniciativa e defendo que outras também sejam efetivadas nos demais aspectos do nosso turismo regional.

    Postado por: Filipe Sales Cordeiro aluno do 4° semestre do curso de administração da UFC Campus Cariri.

    ResponderExcluir
  2. É uma boa notícia para a região do cariri, pois um dos grandes desafios da humanidade é crescer de maneira sustentável. Esse potencial turístico da região tem que ser melhor divulgado e merece maior destaque em relação as políticas públicas, tanto a nível municipal, estadual e federal. Pois, a falta de infra-estrutura e locais apropriado para hospedagem, locais para as crianças e principalmente para idosos ainda deixam a desejar. Por outro lado, as pessoas da própria região do cariri não conhecem esse potencial turístico. Percebe-se que a maioria dos turistas vem de fora e uma pequena parte vem da nossa região.

    José Welliton do Nascimento - 4° semestre de Administração.

    ResponderExcluir