domingo, 24 de outubro de 2010

Como o Brasil enfrentou a crise financeira

A inflexão do governo Lula: política econômica, crescimento e distribuição de renda (Nelson Barbosa e José Antonio Pereira de Souza) 

6 de outubro de 2010
Crises e Oportunidades, outubro de 2010
Os autores produziram um descrição excepcional, em termos de qualidade e clareza, de como o Brasil “navegou” na crise financeira mundial de 2008, o que em si constitui excelente leitura, mas sobretudo explicitam os meacanismos que articulam as macrovariáveis da economia, não através de teoria geral, mas mostrando as medidas adotadas e os seus impactos. Uma rara ocasião para entender como funciona o “miolo” da economia, e as razões do sucesso.
Segundo os próprios autores, “durante o governo Lula, o Brasil iniciou uma nova fase de desenvolvimento econômico e social, em que se combinam crescimento econômico com redução nas desigualdades sociais. Sua característica principal é a retomada do papel do Estado no estímulo ao desenvolvimento e no planejamento de longo prazo. Nos últimos anos, o crescimento do produto interno bruto acelerou, o número de famílias abaixo da linha de pobreza descresceu, e milhões de pessoas ingressaram na classe média, isto é, na economia formal e no mercado de consumo de massa. A aceleração do desenvolvimento econômico e social foi alcançada com manutenção da estabilidade macroeconômica, isto é, com controle da inflação, redução do endividamento do setor público e diminuição da vulnerabilidade das contas externas do país diante de choques internacionais. O objetivo deste texto é apresentar um resumo da política econômica que possibilitou tal desempenho.”

4 comentários:

  1. É evidente como houve grandes mudanças no Brasil em vários aspectos, quando Lula assumiu a presidência. A economia voltou a crescer, como também diminuiu o número de pessoas que saíram da linha da pobreza e passaram a fazer parte da classe média, dessa maneira comprovando mudanças também na área social. O Brasil deixou de ser um simples país subdesenvolvido e atualmente figura como uma impotante nação econômica, passou a configurar o G-20, ou seja está no grupo de países que mais cresce a economia. Outro fator importante no governo Lula é com relação a educação, na qual foram construídas várias universidades, inclusive a nossa UFC ( Campus Cariri). Resumindo, com Lula o Brasil conseguiu superar as crises e voltou a ser conhecido economicamente em todo o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Essa parcela que o governo gasta com os programas sociais, trouxe um aumento do crédito e as classes mais baixas, tiveram um maior acesso ao crédito. No entanto, as pessoas ficam acomodadas com essa pequena parcela que recebem do governo e não lutam por um futuro melhor. Junta de um lado a falta de interesse das pessoas e do outro as faltas de políticas públicas para capacitar essas pessoas para que as mesmas possam ter acesso ao mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Essa "navegação" que o autor cita, deve-se ao fato que a economia brasileira vinha aquecida e nos permitiu, dessa forma, um certo "conforto" diante da crise. Pois, devido ao momento bom, o governo pode baixar impostos e diminuir a taxa de juros para poder manter o crédito e a circulação de dinheiro.

    José Welliton do Nascimento

    ResponderExcluir
  4. OBS: O primeiro comentário foi feito por João de Sousa Lins Filho, aluno de administração do 4° semestre da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri!!!

    ResponderExcluir