quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Consumo de etanol cai 25% Formatação

Formatação

Foto da matéria

Clique para Ampliar

No CE, consumidor também "foge" do etanol para reduzir impacto no bolso

10/2/2010

Apesar da retração no consumo do álcool, os preços subiram 13,96%, em 2009, e continuam em alta, este ano

São Paulo/Fortaleza A disparada do preço do álcool nos últimos meses já produz efeitos diretos no consumo. De acordo com o diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Allan Kardec Filho, houve redução de 25% na demanda por álcool em janeiro, na comparação com dezembro. "No Ceará, a queda é grande, porque o consumidor sabe fazer conta e já percebeu que não é mais vantagem abastecer com álcool", confirma o novo presidente do Sindipostos-CE, Guilherme Meireles, sem revelar o percentual de queda.

"Desde outubro, o preço do álcool vem subindo, e o consumidor que tem carro flex tem recorrido mais à gasolina. O álcool já perdeu sua vantagem em quase todo o Brasil, com exceção do Mato Grosso", afirmou, Kardec Filho, durante divulgação dos dados relativos ao mercado de combustíveis em 2009. Ele destacou que, a partir da segunda quinzena de março, espera-se recuperação do consumo, à medida em que os preços comecem a cair com a colheita da safra de cana-de-açúcar.

Levantamento da ANP mostra que o preço do álcool combustível subiu 13,96%, em 2009. Neste ano, já subiu outros 10%, chegando a "estratosfera" de R$ 2,19, em alguns postos de Fortaleza, conforme anunciou com exclusividade, o Diário do Nordeste, na edição de ontem.

A gasolina teve variação bem menor, ficando 1,23% mais cara, no País. E ontem, apesar da redução de R$ 0,08, na Cide, o combustível voltou a subir na capital cearense, revelando oportunismo do setor, diante do feriado do Carnaval. Já o óleo diesel barateou, apresentando redução de 6,17%, segundo pesquisa feita em postos de combustíveis de todo o País.

Mercado cresceu em 2009

Apesar do aquecimento dos preços e dos efeitos da crise econômica na primeira metade do ano de uma maneira geral, o consumo de combustíveis cresceu 2,7%, no mercado nacional, em 2009. Ao todo, foram consumidos 108,8 bilhões de litros, segundo dados da ANP.

Assim como nos anos anteriores, o consumo de álcool hidratado (o álcool que não é misturado à gasolina) apresentou a variação mais significativa. A demanda de 16,4 bilhões de litros significou um incremento de 23,9% em relação a 2008. Se for levado em conta o consumo de álcool anidro, o etanol registrou consumo de 22,8 bilhões de litros, com avanço de 16,5%.

Combustível mais consumido do Brasil, o óleo diesel teve retração de 1% em 2009, com consumo total de 44,4 bilhões de litros. Já biodiesel teve variação positiva de 39,1%. A gasolina apresentou aumento de 0,9%, totalizando consumo de 25,4 bilhões de litros.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=734611

Nenhum comentário:

Postar um comentário