sábado, 14 de novembro de 2009

Expansão do crédito tem riscos

Henrique Meirelles, presidente do BC: necessário sistema sólido
Foto: Reuters

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reiterou ontem a necessidade de que as instituições financeiras estejam atentas à ampliação na concessão de crédito no País "de maneira que possamos agora continuar a construir um sistema sólido dentro dessa trajetória de expansão do momento´´. "O problema sempre aparece, é criado, na expansão, mas se revela na retração´´, afirmou Meirelles durante palestra em seminário promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O presidente do BC disse ainda que "é muito fácil sermos complacentes em momentos em que a expansão começa a ficar acelerada.´´ Apesar de ressaltar que o Brasil foi um dos países menos afetados pela crise mundial, Meirelles destacou que é importante aprender "não só com o fracasso, mas com o sucesso também, reforçando aquilo que deu certo´´.

Caminho de volta

Um pouco antes, Fabio Barbosa, presidente da Febraban, havia dito na abertura do evento que "o pior já passou, mas temos um longo caminho de volta rumo à retomada do ritmo de crescimento das operações de crédito e do nosso sistema financeiro´´.

Ao abordar a taxa de desemprego no País, admitiu que, embora já esteja de volta aos níveis pré-crise, "a qualidade não é a mesma´´. "Uma certa parte do emprego na indústria numericamente foi substituída por empregos na construção civil´´, disse.

Para ele, no entanto, o Brasil apresenta um dos melhores quadros no mercado de trabalho no mundo. "E com a melhoria da mão de obra na indústria, estamos vendo uma recuperação rápida também da qualidade, o que significa que nós podemos vir a ter índices de desemprego melhores do que no ano passado, no período pré-crise.´´


Fonte: Diário do Nordeste - Caderno Negócios
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=691722

Nenhum comentário:

Postar um comentário