A atividade econômica da zona do euro deve melhorar no segundo semestre deste ano, mas a recuperação será gradual em 2010, afirmou o Banco Central Europeu (BCE) em seu boletim mensal publicado nesta quinta-feira (12).
Os comentários do boletim foram praticamente idênticos ao último comunicado do conselho de política, feito pelo presidente do BC, Jean-Claude Trichet, na última quinta-feira, quando o banco manteve o juro no recorde de baixa de 1%.
"As últimas informações continuam sinalizando uma melhora da atividade econômica no segundo semestre do ano", afirmou o boletim. "O conselho espera que a economia da zona do euro em 2010 se recupere em ritmo gradual, reconhecendo que as perspectivas continuam cercadas de elevadas incertezas."
O boletim também reiterou que o atual patamar do juro segue apropriado.
Produção industrial
Também nesta quinta-feira, a agência oficial de estatísticas Eurostat informou que a produção industrial da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda) subiu 0,3% em setembro ante agosto, mas caiu 12,9% na comparação com setembro do ano passado, na menor queda porcentual em termos anuais desde dezembro.
A alta em termos mensais é a quinta consecutiva. Os dados de agosto foram revisados para um ganho de 1,2% ante julho, de alta de 0,9% divulgada anteriormente, e queda anual de 15,1%, de 15,4% anteriormente. Economistas esperavam que a produção industrial aumentasse 0,5% no mês e caísse 14,2% no ano em setembro.
O detalhamento dos números de produção industrial mostra que ainda há fraqueza em algumas áreas. A produção de bens de consumo duráveis caiu 6,0% em setembro, na maior queda mensal desde que os registros começaram, em 1990, enquanto a produção de energia diminuiu 2,1%, o declínio mais forte desde março.
A produção de bens de capital subiu 1,7% em setembro, a de bens de consumo não duráveis aumentou 1,1% e a de bens intermediários cresceu 0,6%.
Com informações da Reuters e da Agência Estado
Fonte: Portal G1 - Economia e Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário