terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Senado aprova ingresso da Venezuela no Mercosul

Plenário do Senado, que aprovou nesta terça (15) o ingresso da Venezuela no Mercosul (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

O Senado aprovou nesta terça-feira (15), por 35 votos a 27, o ingresso da Venezuela no Mercosul. Agora, o governo envia a mensagem de aprovação dos congressistas para os demais países do bloco, para anunciar o aval brasileiro. A aprovação será promulgada pelo Congresso em data ainda a ser marcada.

Para entrar no bloco definitivamente, a Venezuela precisa ainda da aprovação do Congresso paraguaio, que só deve votar o tema no ano que vem. Argentina e Uruguai já tinham aprovado o ingresso do país. Caso seja aprovada no Mercosul, a Venezuela será o quinto país a integrar o bloco comercial.

O pedido da Venezuela para ingressar no Mercosul tramitava no Congresso Nacional havia mais de dois anos. Em dezembro de 2006, o Ministério das Relações Exteriores encaminhou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o pedido oficial do país vizinho para se associar ao bloco. Em fevereiro de 2007, Lula enviou ao Congresso mensagem pedindo a aprovação das duas Casas para a ampliação dos membros do Mercosul.

Apesar da aprovação, os senadores de oposição fizeram discursos contra a entrada do novo sócio no Mercosul. O líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), disse que a “Venezuela viola a cláusula democrática do Mercosul”. Segundo ele, a entrada do país no bloco "complicará" a situação na região.

“A Venezuela vive hoje comandado por um militar da reserva que governa com populismo, que havia sido banido da América do Sul. Essa votação nos trará acima de tudo intranquilidade e insegurança para a América do Sul”, disse o senador Heráclito Forte (DEM-PI).

O líder do DEM na Casa, senador José Agripino (DEM-RN), disse que “tem medo que a Venezuela de Hugo Chávez dissolva o Mercosul”. “Estamos aqui absorvendo um governo que quer se eternizar e que já deu mostras de que quer usar a máquina pública para se eternizar”, argumentou.

“O discurso da oposição aqui hoje me lembra o discurso da oposição quando o presidente Lula assumiu o governo, dizendo que ele ia quebrar o país, que ia acabar a imagem do Brasil no exterior. E agora fazem o mesmo discurso contra o presidente Chávez. Eu vou chegar em casa e dar comidinha para o meu filho de número cinco e dizer pra ele que se ele não comer vou chamar o Hugo Chávez. Querem transformá-lo num bicho-papão”, brincou o senador Wellington Salgado (PMDB-MG).

O líder do PT no Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), também defendeu o ingresso da Venezuela no Mercosul. “Precisamos ampliar a integração na América do Sul como fez a União Europeia. Estamos falando aqui da integração muito além dos governos. O compromisso democrático sempre daremos,o Brasil será uma voz de defesa de democracia seja na Venezuela, seja em qualquer parte do mundo”, discursou.


Fonte: Portal G1 de Notícias - Política

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1416328-5601,00-SENADO+APROVA+INGRESSO+DA+VENEZUELA+NO+MERCOSUL.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário