quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Nobel de Economia defende "eficiência e integridade" do capitalismo

Estocolmo, 9 dez (EFE).- O americano Oliver E. Williamson, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2009, disse em entrevista à Agência Efe que "a eficiência e a integridade" do capitalismo original e das grandes empresas são a melhor maneira de resolver os conflitos de interesses, inclusive em época de crise financeira.

Williamson, teórico da nova economia institucional, assegura que, no contexto atual, "não é o momento de buscar aventuras. Temos que destacar um entendimento genuíno do problema e buscar uma alternativa inteligente".

O Nobel de Economia trabalha na Universidade da Califórnia e conseguiu demonstrar empiricamente que a dinâmica das grandes companhias consegue uma resolução eficiente dos conflitos, melhor que as do próprio mercado ou as do Estado.

"A chave para fazer um bom trabalho está na integridade em cada nível. Integridade entre as grandes assinaturas, nos mercados e no Governo", assegurou, afirmando também que a participação governamental deve ser evitada."Não deveríamos esperar que o público salve o privado. O intervencionismo é sempre um mau sinal e não surpreende ao trazer maus resultados", disse.

Williamson diz que o mundo precisa ter calma em relação à crise. "Por enquanto, temos que assumir que a crise não vai acabar tão rápido como gostaríamos. Ainda temos que esperar consequências nefastas. A esperança é atuar rápido, mas é preciso manter a perspectiva de que as coisas podem piorar", alertou.

Williamson, membro da Academia Americana de Ciência Política e Social desde 1997 e da Academia Nacional de Ciências desde 1994, compartilhará os 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhões) com sua compatriota Elinor Ostrom, primeira mulher a receber o prêmio.

Junto com os prêmios da Paz, de Medicina, Física, Química e Literatura, o Nobel de Economia será entregue amanhã, aniversário da morte de Alfred Nobel, em cerimônia em Estocolmo.


http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2009/12/09/nobel-de-economia-defende-eficiencia-e-integridade-do-capitalismo.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário