segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Lula diz que países devem mudar matriz energética

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente", que os países terão que mudar suas matrizes energéticas e que o novo combustível "já tem endereço", referindo-se ao álcool e ao biodiesel brasileiros.

O presidente lembrou que participou na Ucrânia de reunião com empresários e que o mesmo ocorreu na Alemanha --onde o destaque foi a discussão sobre biocombustíveis.

Lula afirmou que a União Europeia se comprometeu a fazer com que todos os automóveis utilizem 10% de álcool na gasolina até 2020 e que, para isso, vai precisar comprar o produto.

"A Alemanha, embora produza biodiesel, não pode continuar produzindo do alimento. É melhor que a gente procure outra oleaginosa que não seja alimento e o Brasil é o país que oferece grandes oportunidades", afirmou o presidente.

No fim de novembro, a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) defendeu a manutenção da mistura atual de 25% de álcool na gasolina, opondo-se a ideias de alguns setores do governo sobre uma possível redução da mistura para evitar novas altas do biocombustível no mercado.

"A Unica entende que a produção de álcool anidro continua em patamares suficientes para garantir o nível de mistura de 25% na gasolina, não havendo qualquer necessidade de alteração", disse a entidade em nota divulgada então, que acompanhou relatório sobre o processamento da safra 2009/10.

A produção de açúcar no centro-sul já subiu 10% na comparação com o ano passado, enquanto a de álcool (anidro mais hidratado) registra recuo de 5,5%. Do início da safra até o final de setembro, o crescimento das vendas de álcool hidratado para o mercado doméstico estava em 23,5%. Em outubro, esse crescimento já havia caído para 17,7% e ao final da primeira quinzena de novembro chegou a apenas 13,5%, de acordo com a Unica.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u662789.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário