sábado, 19 de março de 2011

Visita de Barak Obama ao Brasil

Divulgação

19/03/2011 - 09h08
Brasil e EUA assinam acordos no Itamaraty antes da chegada de Dilma e Obama
Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília
Brasil e Estados Unidos assinaram dez acordos, incluindo as áreas esportiva, energética, aeroespacial e educacional neste sábado (19), pouco antes de o presidente americano, Barack Obama, encontrar-se com sua colega brasileira, Dilma Rousseff. O mandatário chegou a Brasília por volta das 7h30, para uma viagem que inclui Chile e El Salvador.
No Palácio Itamaraty, os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Edison Lobão (Energia) e o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, assinaram acordos junto do embaixador americano Thomas Shannon. Dilma e Obama, mais tarde, vão ratificar os acertos entre os dois países.
Um dos acordos cria a  Comissão Brasil-Estados Unidos para Relações Econômicas e Comerciais para promover "a remoção de obstáculos desnecessários ao comércio bilateral e ao investimento". A padronização de medidas fitossanitárias e visitas mútuas anuais estão entre as políticas acertadas pelos países.
Outro acordo sacramenta a disposição americana de investir na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Os EUA, que desejam receber o evento futebolístico em 2026 e que investem pesadamente em esportes olímpicos, vão junto do Brasil promover parcerias público-privadas e programas de ensino de inglês, entre outras medidas.
Os países assinaram ainda um acordo para facilitar o tráfego aéreo para empresas brasileiras e americanas. O acordo visa reduzir custos operacionais e desburocratizar as viagens, permitindo que aviões sobrevoem o espaço aéreo dos dois países sem obrigação de pousar.  O acordo de transportes aéreos, na prática, incentivará mais empresas americanas a voar para o Brasil e mais companhias brasileiras a fazerem rotas para os EUA.
Acertos nas áreas aeroespacial e cooperação técnica na área trabalhista também foram assinados pelos ministros, antes dos presidentes. Os dois países deverão desenvolver programas aeroespaciais conjuntamente, por meio da AEB (Agência Espacial Brasileira) e da Nasa.
Obama desembarcou ao lado da família: a primeira-dama Michelle e as filhas Malia e Sasha. Ele está em seu hotel, perto do Palácio do Planalto, onde se encontrará com Dilma para a primeira etapa de sua viagem à América Latina.

Um comentário:

  1. Obama veio até o Brasil de olho na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, não para conseguir um lugar especial para época dos jogos, mas para tentar tomar de conta destes eventos, querendo trazer investimentos americanos, para assim poder controlar e fazer com que os americanos se beneficiem de grande parte dos lucros gerados por esses grandes eventos.

    ResponderExcluir