terça-feira, 15 de março de 2011

Desenvolvimento Regional na União Européia

Data: 14/12/2010

Estudo demonstra a política de desenvolvimento regional da União Européia


Estudo realizado por René du Raymond Sacramento, orientado pela Profa. Dra. Ana Lucia Gonçalves da Silva, propõe que a política regional da União Européia (UE) visa a redução de desigualdades regionais por meio da transferência de recursos das regiões mais ricas da UE para as mais atrasadas ou em declínio econômico, além de financiar algumas políticas que beneficiam indistintamente qualquer região da comunidade européia.

O instrumento jurídico e econômico responsável por este remanejamento, para os autores, seria a regulamentação dos Fundos Estruturais da União Européia, ocorrido em 1993. O trabalho completo pode ser identificado em:

Fonte: IGDNews


Um comentário:

  1. Conciliar crescimento com desenvolvimento regional, não é tarefa fácil, principalmente no brasil onde a concentração de renda é muito alta. Os investimentos nas regiões mais pobres é importante, desde que crie mecanismos que deem suporte para as pessoas viver melhor e que não cause a dependência das pessoas, no sentido de criar certos currais eleitorais. É preciso investir em educação e em políticas públicas que garantam essas mudanças.

    ResponderExcluir