quinta-feira, 24 de março de 2011

Negócios Brasil-Estados Unidos

TRUNFO DO BRASIL (20/3/2011)

Investimentos e mercado forte na mira dos EUA

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Participação das exportações brasileiras para os EUA caiu de 20% para apenas 9,6%, entre 1990 e 2010 
FOTO: RODRIGO CARVALHO
20/3/2011 
Desejo de ampliar as vantagens econômicas para a América trouxe Obama para negociar com o Brasil

O papel do Brasil no mundo como poder emergente atraiu de vez a atenção do governo norte-americano para o País. Dois anos após assumir a Casa Branca, ao desembarcar por aqui, neste fim-de-semana, Barack Obama trouxe na bagagem um forte desejo de ampliar os benefícios econômicos para os Estados Unidos (EUA). Segundo as autoridades estadunidenses, a visita presidencial à América Latina é considerada como de extrema importância para o esforço de recuperação pós-crise - com o aumento das exportações e a criação de empregos - e a economia brasileira, em particular, pode ter papel crucial nessa empreitada.

Estabilizada, crescendo à ordem de 7,5% ao ano, como em 2010 - o que coloca o Brasil, hoje, como a 7ª economia mundial -, além do fato de ter passado de devedora para credora do Fundo Monetário Internacional (FMI), e ter mais da metade de sua população ingressado na classe média, faz com que a nação se apresente como um mercado promissor para os norte-americanos. Ainda mais considerando o vultoso volume de investimentos que deve ser feito no País nos próximos anos, e os EUA parecem querer uma fatia desse bolo, fechando contratos para participar das obras.

Maior mercado global

Do lado de cá, a importância de ampliação dos negócios também é vital para o Brasil. Afinal, os EUA, mesmo recuperando-se da crise, ainda são os maiores compradores globais - cerca de 13% do comércio mundial tem como destino a terra do Tio Sam. Do lado das exportações, o país detém 8,5% das vendas internacionais, sendo o 3º maior exportador do mundo, atrás apenas da China e da Alemanha. Sem contar que a maior aproximação pode dar início à solução de diversas pendências comerciais, como taxações à entrada de produtos brasileiros nos EUA e à redução, ou até mesmo, eliminação de subsídios que inviabilizam a venda dos nossos produtos naquele mercado, e que sempre foram histórico de disputas entre as duas nações.

Queda na participação

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) revelam que, no período recente, especialmente após a crise financeira de 2007, houve uma queda na participação das exportações brasileiras para os EUA em relação ao total exportado pelo Brasil. De fato, enquanto na década de 1990 esta participação era em torno de 20% e entre 2000 e 2009, cerca de 19,4%, observa-se que em 2007 este porcentual caiu para 15,6% e em 2010 para apenas 9,6%.

Visita simbólica

Assim, explica a economista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Inez de Castro, a visita de Obama é simbólica. "Representa uma ocasião de negociação com um parceiro de grande peso no cenário internacional. Claro, que em um momento de crise para a economia norte-americana, onde ela apresenta, em 2010, praticamente o mesmo PIB de 2007 e taxa de desemprego de 10%, a tendência do governo americano é de buscar expandir suas exportações para o Brasil, vendas estas favorecidas, inclusive, pela desvalorização do dólar no mercado internacional. Ou seja, deve haver uma tentativa de dinamizar a economia norte-americana através do comércio internacional. Isto ainda é mais plausível se pensarmos que o PIB brasileiro cresceu cerca de7,5% em 2010 e consequentemente, houve forte expansão das importações brasileiras. E há ainda grandes projetos de infraestrutura no País, que podem demandar equipamentos importados", justifica.

Com a mesma linha de raciocínio, o professor Olavo Henrique Furtado, coordenador da pós-graduação e MBA da Trevisan Escola de Negócios, reconhece que, com crise ou sem crise, os EUA ainda são o mercado mais importante do mundo.

"Faz parte da cultura norte-americana comprar produtos, e por mais que o Brasil diversifique seus parceiros comerciais, essa característica deve ser levada em consideração", fala.

"Ademais, os EUA sabem que, além de economicamente falando, o Brasil é também o seu maior parceiro político na região, exercendo forte influência sobre os demais países", pontua o especialista. 

ANCHIETA DANTAS JR.
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário