21/03/2011 - 08h26
Shoppings avançam para o interior em busca de novos mercados
PAULO MUZZOLON
EDITOR-ASSISTENTE DE MERCADO
EDITOR-ASSISTENTE DE MERCADO
Os shopping centers estão se dirigindo para o interior em busca de novos mercados. O alvo dos novos investimentos são cidades com mais de 150 mil habitantes.
Essas cidades se tornaram atrativas diante da falta de terrenos amplos e baratos nos grandes centros e do crescimento de consumidores com o avanço da classe C.
Até 2012, 56 novos shopping devem ser inaugurados no país, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O setor fechou 2010 com 408 empreendimentos e crescimento de 17% sobre as vendas de 2009, totalizando R$ 89 bilhões em faturamento.
Dos 56 novos shoppings previstos, 36 estarão em cidades com menos de 1 milhão de habitantes, em municípios como Indaiatuba (SP), Blumenau (SC), Cariacica (ES) e Londrina (PR).
Luiz Fernando Veiga, da Abrasce, diz há cerca de dez anos 85% dos shoppings estavam em capitais. O percentual caiu para 55%, e deve diminuir ainda mais.
Marcelo Sallum, sócio-diretor da Lumine --especializada em administração de shoppings--, destaca que os centros de cidades de porte médio não têm mais como crescer, dificultando a ampliação do comércio local.
Logo, a solução apresentada é a criação de um novo local de compras, muitas vezes distante do centro, com potencial para atrair clientela.
Alessandro Shinoda/Folhapress | ||
Construção do shopping Polo, com área para 180 lojas, cinema e supermercado, em Indaiatuba (SP); grupo espera que investimento de R$ 120 milhões retorne em até 7 anos, gerando lucro anual de até R$ 20 mi |
CLASSE C
O fenômeno classe C ajuda a impulsionar a construção dos empreendimentos. "Hoje a nova classe média frequenta pouco o shopping, mas isso está mudando", diz.
Adriana Collo, superintendente de operação da Abrasce, diz que enquanto houver renda e emprego em crescimento, "por mais que o financiamento diminua", as vendas irão aumentar (a previsão para este ano é de avanço de 12% no faturamento).
Nos últimos anos, sete grandes grupos de shoppings abriram capital na Bolsa. O crescimento do setor também chamou a atenção de investidores estrangeiros.
Desde 2005, nove desses grupos investiram em shoppings no Brasil. Fundos imobiliários e de pensão, além de fundações, também investem nessa área, diz Adriana.
CIDADES VIÁVEIS
Segundo Luís Augusto da Silva, da Alshop (associação de lojistas de shoppings), estudos prévios são usados para analisar a viabilidade de entrada de shoppings nos municípios menores.
"Cidades como Vinhedo (SP) e Caruaru (PE), por exemplo, já têm potencial para atrair um shopping." Pelos critérios da Alshop, o país tinha 744 shoppings em 2010. Para a Abrasce, o número é menor porque ela só considera os que têm área vendável superior a 5.000 m2. Locais vistos como shoppings pela Alshop --que prevê 124 novos centros neste ano- são galerias para a Abrasce.
Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress | ||
Esse acontecimento também está refletindo na Região do Cariri, já que temos um shopping em fase de construção e um que prevê lançamento até o ano de 2012. Sobre a classe C acredito que na nossa região ela está em forte expansão, pois é só andar no centro da cidade para notar o quanto o potencial de consumo da população aumentou. Não só o potencial, mas também o interesse por produtos “superiores” com mais qualidade e maior valor agregado. Já que a classe C busca esse tipo de produto, os shoppings começam a se tornar ótimos atrativos para essa faixa econômica da população.
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