sexta-feira, 4 de junho de 2010

Crescimento Econômico no Ceará - Indústria e serviços puxam variação positiva


CE: Economia do estado cresce 8,92%

Os setores da indústria e serviços foram os responsáveis pelo desempenho. Destaque para construção civil e comércio
Foto: Divulgação
O desempenho da economia cearense registrou um crescimento de 8,92% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. Os setores da indústria geral, com 9,21%, e dos serviços, que fechou em 8,47%, foram os responsáveis pela boa performance do Produto Interno Bruto (PIB), a preço de mercado, nos primeiros três meses deste ano.
Na indústria, o destaque foi para a construção, com 17.33%. Já no setor de serviços, o comércio, que registrou 16,04%, teve o melhor desempenho. É importante destacar também que o segmento dos transportes teve um incremento de 10,47%.
Os números registrados pelo comportamento da economia do Estado no primeiro trimestre foram anunciados na tarde desta quarta-feira, dia 2, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará- Ipece. No acumulado dos últimos doze meses, a economia cresceu, em Valor Adicionado, 4,5% e o PIB, 4,4%.
A estimativa do Ipece para este ano aponta um crescimento superior a 6%, reflexo da reação positiva da economia cearense aos efeitos da crise internacional. Nesta expectativa, de acordo com a tendência dos últimos anos, de crescer acima da média nacional, o Ceará poderá suplantar a última estimativa do Banco Central, que apontou um crescimento do PIB nacional de 6,47%, em 2010. O PIB cearense deverá alcançar um valor de R$ 65,74 bilhões e uma renda per capita de  R$ 7.898, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário