quinta-feira, 7 de abril de 2011

Produção industrial do Ceará volta a crescer no mês de fevereiro

Ceará registrou um aumento de 1,4% nos índices de produção industrial no mês de fevereiro em relação ao mês anterior. O dado aponta uma recuperação ante o primeiro mês do ano, quando o Estado teve uma queda -9,5%. Ainda assim, a produção ficou 1,6% menor que o volume de produção de fevereiro de 2010.


O coordenador de pesquisas do Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), Pedro Jorge Ramos, diz que a perspectiva para o Estado é continuar crescendo nos próximos meses. “A quadra chuvosa, os desfiles de moda que ocorrem esse mês vão aumentar a produção em outros contextos e nós vamos continuar produzindo mais”, diz.


Pedro Jorge acrescenta que em fevereiro os setores de sapato e têxtil tiveram incremento na produção de 100%. “Não se produziu mais, se vendeu mais. Foram esvaziados os estoques e agora a indústria renovar as produções”, afirma.


O índice cearense de fevereiro teve uma elevação muito tímida se comparada à de Pernambuco, que registrou 8% de crescimento. De acordo com Pedro Jorge, Pernambuco tem um investimento “diferenciado” e bem maior que o do Ceará porque o nosso vizinho conta com equipamentos como refinarias e estaleiros. “Quando o Complexo Industrial do Pecém estiver pronto, aí sim, vamos crescer em proporções maiores que a do Brasil, Nordeste e de Pernambuco.”


O conjunto Nordeste sofreu um decréscimo de 1,1%, puxado principalmente pela queda na Bahia, de 8,8%. O estado mais rico da região representa cerca de 35% do PIB do Nordeste.


No índice acumulado dos últimos 12 meses, Ceará e Nordeste apresentam dados positivos: 5,5% e 5,1%, respectivamente.


Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Instituto, fevereiro foi afetado positivamente pelo “efeito calendário”; fevereiro este ano teve dois dias úteis a mais que em 2011, já que o Carnaval caiu em março.


Em compensação, o Nordeste sofreu por conta do apagão ocorrido no início de fevereiro, que deixou oito estados sem luz durante uma madrugada e gerou prejuízos na indústria.


fonte: o Povo/ André Teixeira


http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/04/07/noticiaeconomiajornal,2122409/producao-industrial-do-ceara-volta-a-crescer-no-mes-de-fevereiro.shtml


Marcadores: Fevereiro, Industrial,produção, IBGE

Um comentário:

  1. Fico feliz em ver esta noticia, isso porque vi no mês passado, alguns sites estampando o decrécimo da produção industrial e das vendas. Creio que esse aumento relacionado ao Ceará, deve ser posicionado também ao Cariri, até porque a produção calçadista ocupa a 3ª posição no ranking nacional. Este mês houve uma abragência na região em relação à concessionarias. Representantes mundiais, como a Kia e a Peugeot se firmaram na região.

    Por Ítalo Anderson Taumaturgo

    ResponderExcluir