terça-feira, 5 de abril de 2011

Melhora na nota de risco do Brasil

Coutinho diz que governo está atento ao câmbio após melhora na avaliação de risco do Brasil

05/04/2011 - 9h43
Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil


São Paulo – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse hoje (5) que o anúncio de uma melhor avaliação do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch Ratings é “mais um reconhecimento da excelência do país”. Ontem (4), a Fitch Ratings elevou a nota de avaliação do país de BBB- para BBB.
Coutinho disse também que o governo tem ferramentas para manter o nível do câmbio mesmo após a nova avaliação. Com a elevação da nota do país, a expectativa é de entrada de mais dólares no mercado nacional. Isso tende a reduzir a cotação da moeda norte-americana, prejudicando os exportadores brasileiros.
“Já existe [uma enxurrada de dólares entrando no país] e o governo tem instrumentos para mitigá-la”, afirmou ele, durante evento em São Paulo.
Edição: Juliana Andrade


Elevar classificação de risco do Brasil é reconhecimento da consistência da política econômica, diz Tombini

04/04/2011 - 16h45
Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, avaliou que a melhora da classificação brasileira (rating), pela agência de classificação de risco Fitch, anunciada hoje (4), representa “reconhecimento da consistência da política econômica ao longo dos anos e da melhora de seus fundamentos, alcançada por meio das políticas de metas de inflação, câmbio flutuante, acúmulo de reservas internacionais, responsabilidade fiscal e solidez do sistema financeiro”.
Por meio de nota, ele avaliou que “esses bons fundamentos da economia brasileira proporcionam melhores condições para o crescimento sustentável e concorrem para a contínua queda no custo de financiamento do investimento que o país demanda e continuará a demandar nos próximos anos”.
Tombini também destacou que a reclassificação não impede o trabalho para novos avanços. “As boas notícias, contudo, não diminuem a determinação do Banco Central em continuar trabalhando para que os avanços obtidos até agora continuem a ocorrer em um ambiente econômico de estabilidade monetária e solidez financeira”, finalizou.
Edição: Lana Cristina

Melhor classificação de risco da economia brasileira pode atrair mais dólares para o país, diz Mantega

04/04/2011 - 14h06
Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A decisão da agência de classificação de risco Fitch Ratings de melhorar a classificação do Brasil pode elevar a entrada de dólares no Brasil, o que não deixa de ser um problema, na opinião do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, quanto mais sólida a economia brasileira, mas o país tende a atrair investimentos externos e, consequentemente, dólares.
“Mas é melhor ter esse problema de excesso de dólares do que o problema que tínhamos no passado de falta de dólares”, disse Mantega. O ministro não descartou novas medidas para conter o excesso de dólares destinados pelos investidores estrangeiros ao Brasil, devido à solidez econômica do país e às taxas de juros.

“Esse upgrade [elevação de nível] da Fitch para o Risco Brasil, de BBB- para BBB, é o reconhecimento de que a economia brasileira está mais sólida, não apresenta riscos e está sendo bem avaliada, inclusive pelas empresas de rating”, disse. A classificação de risco feita por agências, como a Fitch Ratings, indica que, quanto melhor, mais elevado, é o rating, mais seguro é para o investidor aplicar em determinadas empresas ou país.

Edição: Nádia Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário