O Banco Central divulgou ontem, que a rentabilidade média em dólar das reservas internacionais ficou em 9,3% em 2008. A informação consta do novo relatório de gestão das reservas, documento que será divulgado semestralmente. Em 2007, a rentabilidade média em dólar das reservas ficou em 9,4%. E no período de 2002 a 2008 o rendimento médio em dólar das reservas foi de 6,2%.
Segundo o relatório do BC, as reservas aumentaram de 2002 a 2008 de US$ 36,2 bilhões para US$ 206,8 bilhões. A elevação, segundo o BC, foi gerada principalmente pela "política de acumulação das reservas iniciada em 2004". O novo documento do BC será divulgado a partir de agora sempre nos meses de junho e dezembro. Segundo o BC, por "razões estratégicas de investimento, as informações disponibilizadas terão defasagem de seis meses".
O diretor de Política Monetária do BC, Mario Torós, disse que a instituição mantém a política de investimento das reservas internacionais, que é determinada em um horizonte de longo prazo As decisões, porém, são dinâmicas e podem mudar ao longo do tempo.
Em entrevista sobre o novo relatório das reservas, ele minimizou as preocupações do investimento das reservas em ativos denominados em dólar. "Estamos perfeitamente tranquilos com o investimento nos Estados Unidos. Em princípio, não vemos problema em fazer investimento nesses ativos", disse. Segundo o relatório do BC, o dólar era a moeda de 89,1% dos ativos das reservas em dezembro de 2008. A parcela em euro correspondia a 9,4%, e 1,5%, em outras moedas, como o iene.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste. Caderno Negócios. Fortaleza, 13 de agosto de 2009.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=661625
Nenhum comentário:
Postar um comentário