terça-feira, 9 de novembro de 2010

MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL É APROVADO PELA CAPES

A direção do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri e a Coordenação do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável – MDER tem a satisfação de comunicar à Comunidade Acadêmica e à toda sociedade que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nessa terça-feira (09/11/2010) a aprovação do MDER, com conceito inicial 3 (três).

O Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável - MDER está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável - PRODER, no âmbito do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do Semi-Árido - CPPS do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri. Na CAPES ele está vinculado à grande área Interdisciplinar e na sub-área Agrárias e Meio Ambiente. Tem como objetivo principal formar mestres em Desenvolvimento Regional, com foco central no Semiárido. O Mestrado proporcionará uma abordagem interdisciplinar do desenvolvimento à luz dos novos paradigmas e da modernidade ética, a partir de suas linhas de pesquisa, ensejando a análise da realidade com um enfoque regional, buscando superar as desigualdades históricas que marcam o território do nosso país.

A proposta de criar um programa de pós-graduação interdisciplinar no Campus do Cariri surge como uma evolução natural da interação entre os pesquisadores, que percebem forte afinidade entre seus campos de pesquisas, mesmo que em diferentes áreas do saber. A escolha pessoal de cada um por trabalhar em um espaço distante dos centros urbanos mais privilegiados já denota a disposição de empreender suas pesquisas a partir de um olhar diferenciado, baseado na integração de saberes.

Na medida em que esses pesquisadores têm a oportunidade de conviver de forma mais estreita uns com os outros no novo Campus, a percepção da necessidade desse diálogo entre os saberes vai se aguçando. E a busca por mecanismos e instrumentos que facilitem esse encontro é uma evolução natural nesse processo de interação. Assim, cresce a necessidade de reforçar essa disposição dos pesquisadores, garantindo que o processo de crescimento do Campus se dê na perspectiva dos saberes compartilhados e não da competição de saberes.

O curso terá uma área de concentração - Desenvolvimento Regional Sustentável, que visa produzir conhecimentos para contribuir com o processo de Desenvolvimento Regional Sustentável é a proposta central dessa área de concentração. Ela traz implícita a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e leva à formação de profissionais que atuem nas áreas de ensino e pesquisa, prioritariamente, e também de assessoria e consultoria, de avaliação e planejamento estratégico, em instituições públicas e privadas, em caráter interdisciplinar. Esta área de concentração pretende fomentar e consolidar pesquisas de caráter interdisciplinar sobre temas relativos aos processos de desenvolvimento de uma região, e em especial do Semiárido. As dimensões da sustentabilidade (social, ambiental, econômica e institucional) ensejam uma análise do tema em toda a sua complexidade, partindo do pressuposto de que uma região é resultante de um processo de construção social e político, marcado por limites e potencialidades que a particularizam. No âmbito dessa área de concentração estão as duas linhas de pesquisa. Linha 1: "Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável" e Linha 2: "Sociedade, Estado e Desenvolvimento Regional Sustentável",

O Corpo docente é um dos pontos altos dessa proposta. Contamos com 19 doutores altamente qualificados e comprometidos com a proposta. Além dos professores ligados ao Campus do Cariri, temos também professores da UFC ligados aos Campi de Fortaleza e de Sobral. São eles:

Carlos Wagner Oliveira

Celme Torres Ferreira aa Costa

Cláudia Araújo Marco

Fábio Rossi Cavalcanti

Francisco Correia de Oliveira

Francisco Ocian Bastos Mota

Francisco Roberto de Azevedo

Inez Silvia Batista Castro

Joaquim Torres Filho

Joselina da Silva

Kilmer Coelho Campos

Luiz Alberto Ribeiro Mendonça

Luiz Manoel Lopes

Marcelo Oliveira Santiago

Maria Vilma Coelho Moreira Faria

Ricardo Luiz Lange Ness

Suely Salgueiro Chacon

Valéria Giannella Alves

Verônica Salgueiro do Nascimento

O edital de seleção para o MDER será divulgado ainda em 2010, para início de suas atividades no semestre letivo de 2011.1

Mais informações com a Profa. Suely Chacon (suelychacon@ufc.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário