sábado, 4 de setembro de 2010

PIB é recorde no primeiro semestre

O PIB nacional acumulou alta recorde de 8,9% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. No Ceará, o crescimento foi de 8,87%. A expectativa é de que a economia acumule um crescimento de 7% no fim do ano no País

Teresa Fernandes - Da Redação O POVO 04/09/2010 02:00


O primeiro semestre deste ano foi recorde em geração de riquezas no Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) acumulou alta de 8,9% de janeiro a junho na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi o mais expressivo entre os semestres da série histórica, iniciada em 1996.

O Ceará acompanhou o resultado expressivo no semestre e chegou a 8,87% de crescimento no PIB na comparação com o ano passado.

Os números foram apresentados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

A expectativa é de que a economia comece a desacelerar no segundo semestre e acumule um crescimento de 7% no fim do ano.

No Ceará, segundo a economista do Ipece, Eloísa Bezerra, o resultado deve ser ainda mais expressivo. “Eu acho fácil ultrapassarmos esse percentual porque o Ceará vem sempre crescendo em média mais que o País”.

Segundo trimestre
O crescimento também foi expressivo no segundo trimestre deste ano (abril a junho). O PIB do País contabilizou um crescimento de 8,8% na relação com o mesmo semestre do ano passado, quando foi registrada uma retração de 1,3%.

O Ceará obteve uma expansão de 8,82% na base de comparação. No mesmo período do ano passado foi apontada elevação de 3,12%. “O crescimento do Ceará é mais expressivo porque a base de comparação já é alta”, destacou a diretora geral do Ipece, Eveline Barbosa. Ela explicou que no segundo trimestre de 2009, o Ceará obteve crescimento enquanto o país registrou retração.

Entre os setores econômicos, o maior destaque foi a indústria. A atividade, que representa 23,6% do PIB, obteve um crescimento de 13,8% no país e de 12,59% no Ceará.

O crescimento foi impulsionado principalmente pela construção civil (expansão de 16,4% no país e de 20,52% no estado). “A atividade está tendo um bom desempenho em todo o País. Isso não é efeito apenas das grandes obras governamentais. Com o aumento do crédito, as pessoas também estão construindo mais. O mercado imobiliário está em franca expansão”, analisou Eveline Barbosa.

Os serviços, responsáveis por 70,2% do PIB, obtiveram um crescimento de 6,85% no Ceará e de 5,6% no Brasil. A agropecuária (que representa 6,2% do resultado) cresceu 11,4% no Brasil e caiu 5,34% no Ceará. (Com agências)

Brasul: Comportamento do PIB - comparação 2009-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário