quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Geração de Empregos no Brasil

16/09/2010 - 11h18

Brasil bate recorde de emprego formal no ano e se aproxima de 2 mi de novas vagas

THAIS BILENKY
DE BRASÍLIA

Depois de dois meses menos aquecidos, o Brasil voltou a ter geração recorde de empregos com carteira assinada em agosto, com 299 mil novas vagas, informou, nesta quinta-feira, o Ministério do Trabalho, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

No acumulado do ano, já são 1,95 milhão de novos postos, superando o mesmo período de 2008, antigo recorde da série histórica, iniciada em 1991.

O resultado de agosto representa crescimento de 23,7% ante o mesmo mês do ano passado, que havia tido o melhor resultado da série para o mês até então (242.126 postos). Esse é a quarta maior geração mensal de empregos com carteira assinada na história do Caged.

O ministro Carlos Lupi manteve a meta de 2,5 milhões de vagas formais para 2010 e previu mais um recorde para setembro.

O melhor desempenho foi, novamente, o do setor de serviços, com criação de 128 mil postos, segundo o Caged. Nos subsetores, as instituições financeiras foram as únicas que não bateram recorde.

RIO

Os preparativos para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 ajudaram o Estado do Rio de Janeiro a registrar o melhor saldo de geração de empregos desde 1992. Quase 25 mil pessoas conseguiram vagas com carteira assinada, e de acordo com Lupi, o resultado está relacionado aos dois eventos.

O ministro disse que há forte investimento nas áreas de construção civil, comércio e serviço. A expansão fluminense de 0,77%, porém, é menor que a média nacional, de 0,86%.


http://www1.folha.uol.com.br/mercado/799737-brasil-bate-recorde-de-emprego-formal-no-ano-e-se-aproxima-de-2-mi-de-novas-vagas.shtml

4 comentários:

  1. É bem notável o crescimento de empregos no Brasil. Com este aquecimento econômico, as empresas procuram seus funcionários à toda hora, isso pode ser visto com as milhares de vagas para estágio e trainee oferecidas pela internet.
    Esse aumento no número de empregos pode ser percebido fortemente aqui no Cariri, onde a instalação de novas empresas e o crescimento de outras, oferece um cardápio de vagas para as mais diversas profissões. Só a empresa de medicamentos, FARMACE, promete, através da instalação de uma nova empresa na cidade de Juazeiro do Norte, a geração de 500 empregos diretos, e mais de 1.000 indiretos.

    Com a maior procura do profissional, houve também um aumento na procura pelo ensino superior. Resultado desse quadro, é a instalação de novos cursos no Campus da UFC no Cariri e a projeção para instalação de um novo Campus da FAP(Faculdade Paraíso), no bairro Planalto, em Juazeiro do Norte.


    Por: Ítalo Anderson Taumaturgo

    ResponderExcluir
  2. Boa constatação Ítalo, o número de empregos devem aumentar daqui pra frente aqui na região com o surgimento de diversos empreendimentos, acredito que uma boa qualificação irá ser o diferencial para diversos cargos que irão surgir.

    Quanto ao crescimento de empregos no Brasil, isso mostra que muitas oportunidades estão surgindo e só trás beneficios para todos.

    Rafael Alisson

    ResponderExcluir
  3. Muito boa notícia! Se você quiser ler mais sobre isso aqui você tem um outro artigo: http://euquerotrabalho.com/brasil-aumenta-indice-de-emprego-formal-em-abril.html
    Abraços!

    ResponderExcluir