sábado, 4 de setembro de 2010

Crescimento do PIB: Estados do Nordeste seguem tendência nacional


CE: PIB cresce 8,82% no 2º trimestre

3 de setembro de 2010 - 17:29 - Por TM

A indústria, com 12,59% no segundo trimestre, apresentou o melhor crescimento, superando serviços e agropecuária
Related Posts with Thumbnails

Fortaleza, Ceará. Foto: Divulgação.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará no segundo trimestre deste ano apresentou crescimento de 8,82%, enquanto que o acumulado no ano ficou em 8,87%. Já o acumulado nos quatro trimestres bateu os 5,94%, como adiantado pelo portal TM (veja aqui).
Os dados, divulgados em entrevista coletiva, são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O resultado do PIB cearense ficou ligeiramente acima do índice nacional no mesmo período, de 8,80%.
Na comparação da economia do Estado e brasileira pelo Valor Adicionado a preços básicos, sem a inclusão dos impostos, a taxa de crescimento do Ceará foi de 7,32%, menor que a do Brasil, que foi de 8,2%. Vale ressaltar que a base de comparação da economia brasileira, no segundo trimestre de 2009, estava negativa em 1,3% enquanto a do Ceará foi positiva de 3,12%.
Dos três setores da economia que compõem o PIB – agropecuária, indústria e serviços – o que melhor apresentou resultado foi a indústria, com  12,59% no segundo trimestre, contra o 0,01% apresentado no segundo trimestre de 2009.
Das atividades que compõe o setor, a que teve melhor desempenho foi a construção civil, com 20,52%, seguida pelo segmento eletricidade, gás e água, com 13,59%, e de transformação, com 10,71%. A única a apresentar índice negativo foi a indústria extrativa mineral, com menor 15,78%.
O setor de serviços obteve índice de 6,85% no segundo trimestre deste ano, contra 5,87% no mesmo período do ano passado. O setor agropecuário cearense continuou em queda, pois no segundo trimestre de 2010 o recuo foi de menos 5,34%, contra os 12,87% de queda quando comparado com o segundo trimestre de 2009.

BA: Economia registra crescimento de 10,4%

3 de setembro de 2010 - 14:22 - Por TM

Desempenho acumulado no segundo trimestre de 2010 reflete expansão dos diversos setores de produção do estado
Related Posts with Thumbnails

Fonte: Divulgação
Quando o assunto é crescimento econômico, a Bahia é destaque. Somente no segundo trimestre deste ano o estado registrou uma expansão de 10,4% nos setores primário, secundário e terciário. Dados que atraem as atenções de investidores para o estado e contribuem para o desempenho da região Nordeste como um todo.
O levantamento foi divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que calcula o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
O crescimento da Bahia foi maior que a média do Brasil, que contabilizou 9,5%. Os setores que mais contribuíram para o crescimento baiano foram a indústria (12,2%), a agropecuária (9,2%) e serviços (8,8%) . Nos últimos 12 meses, o crescimento do estado foi de 7,1%.




Um comentário:

  1. Até pouco tempo atrás a região Nordeste era vista como uma terra de secas, pessoas muito pobres. E esta é uma visão muito errada e preconceituosa que o restante do país tem quanto ao Nordeste, mas o fato é que isso está mudando, prova disso é o grande crescimento da economia da região.
    Tomando como exemplo a economia do nosso país no último trimestre vemos que os estados do Ceará e da Bahia se destacam em relação ao resto de Brasil. Na Bahia o crescimento econômico foi superior a média brasileira.
    O fato é que a região nordeste está crescendo rapidamente e os empresários estão vendo seu potencial,a mão-de-obra está ficando melhor e mais qualificada,atraindo as empresas para essa região.

    Jonas de Magalhães Pereira
    Administração.4ºsemestre-UFC

    ResponderExcluir