quinta-feira, 11 de junho de 2009

REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI


Foco para o desenvolvimento
A criação da Região Metropolitana do Cariri evidencia desafios a vencer e a necessidade da união de todos

Juazeiro do Norte. Expectativas de desenvolvimento e investimento em setores prioritários como turismo, indústria, segurança, agricultura e saúde. São estes os pontos destacados por representantes de diferentes segmentos sociais com a criação da Região Metropolitana do Cariri (RMC). A aprovação pela Assembléia Legislativa da mensagem do Governo do Estado que cria a região traz ânimo e poderá dar um novo fôlego para o desenvolvimento intermunicipal.

Pelo menos é o que espera o administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, padre Paulo Lemos. Ele ressalta a necessidade de maior integração dos municípios e a RMC vai possibilitar o fortalecimento desse processo. Esse é um dos aspectos que facilitará a obtenção de recursos, segundo avalia.

Padre Paulo destaca Juazeiro dentro desse processo, por ser a cidade que mais se desenvolve atualmente na região. “Mas devemos ver um desenvolvimento integrado com projetos na área da saúde, turismo, entre outros setores”, diz ele, ao acrescentar que ainda tem pouco conhecimento sobre a RMC. “O que a gente espera mesmo é o melhoramento, por meio de políticas integradas, mas com um olhar voltado para o potencial de cada cidade”, acrescenta o religioso.
“Os desafios são muitos e poucos foram concretizados”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte, Antônio Domingos Alves. Ele cita a agroindústria no Cariri, que está praticamente estagnada. Segundo ele, um dos pontos que precisam ser revistos é o setor canavieiro, já que no Cariri existia uma usina de processamento e o setor está parado, sem gerar empregos, antes com postos de trabalhos distribuídos para toda a região. A agricultura local precisa, segundo o presidente do sindicato, de mais investimentos públicos.
Para o presidente do sindicato há uma preocupação, já que o próximo ano é de eleição e há cobrança de impostos, fiscalização, captação por parte do Estado e poucos investimentos. “Tem blitze para tudo quanto é lado cobrando multa e os buracos são crescentes”, critica. Por outro lado, destaca o início de obras como o Hospital Regional, mas alerta para a importância de se acelerar esses projetos.
Força reivindicatória
O Cariri poderá inovar com o novo conceito de integração, conforme a presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Juazeiro do Norte, Antônia Anier Salustriano da Silva. Ela destaca a importância da criação da Região Metropolitana do Cariri, fazendo com que o Cariri ganhe força nas reivindicações para melhorias nos diversos setores de desenvolvimento econômico.
Com isso, ela afirma que o Cariri vai ganhar mais em termos de comércio, as romarias de Juazeiro vão ter mais apoio e o crescimento será uma conseqüência desse processo. Anier ressalta os projetos que estão sendo implantados na região, a exemplo do Ronda do Quarteirão, nas três cidades que formam o Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha). A segurança tem sido uma reivindicação constante da entidade, e, junto com o trânsito, segundo ela, são setores que merecem atenção especial ao pensar em desenvolvimento regional.
A criação de um plano diretor de desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri (RMC) é o primeiro desafio para o Conselho de Desenvolvimento e Integração, aprovado junto com a mensagem do Governo do Estado, na Assembléia Legislativa, que oficializa a Região Metropolitana.
O líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), destaca os investimentos que serão feitos na região, mas acrescenta a importância de haver um planejamento para as prioridades, como forma de ordenar o desenvolvimento. Conforme os prefeitos da região, há desafios a vencer, mas a união de todos é a meta no processo.
DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES
Conselho coordenará processo de integração
Juazeiro do Norte. O Conselho de Desenvolvimento e Integração do Cariri, explica o deputado Nelson Martins, irá coordenar o processo na região, observando quais os projetos prioritários para serem implantados. Também irá acompanhar a execução e implantação. Será formado por oito secretários do Estado e pelos nove prefeitos da região. Já o Fundo de Desenvolvimento, também criado para a RMC, será constituído, conforme o deputado, de recursos orçamentários do Estado, dos municípios e do Governo Federal, oriundos de empréstimos e bancos internacionais.
Alguns dos projetos considerados prioritários, o deputado afirma que já se encontram em andamento, como o Hospital Regional, Aterro Consorciado, Ceasa e o Cidades do Ceará. Ele destaca a necessidade de inserção de mais recursos para o desenvolvimento do turismo envolvendo as características regionais, além dos setores já bem trabalhados, como a indústria calçadista. Por conta de atividades na prática já serem desenvolvidas de forma integrada, viu-se a necessidade, conforme o líder do governo, de se criar a RMC.
O governo teve uma certa urgência, por conta de investimentos que estão sendo feitos em vários projetos voltados para o Cariri. As cidades que compõem a região metropolitana, além de Crato, Juazeiro e Barbalha, são as que fazem fronteira com esses municípios, como Santana do Cariri, Nova Olinda, Caririaçu, Farias Brito, Missão Velha e Jardim.



Martins ressalta a necessidade de descentralização de recursos no Estado, conforme vem sendo trabalhada pelo governo. O Cariri foi que apresentou melhores condições para se transformar numa região metropolitana, por ser a mais desenvolvida no Estado. A perspectiva é diminuir a desigualdade para os quase 560 mil habitantes da região.
Prefeitos apontam desafios a vencer
"O primeiro grande desafio da Região Metropolitana do Cariri é conseguir integrar os município numa política de desenvolvimento sustentável. Falta sentar e discutir metas e prioridades, com a apresentação de projetos de desenvolvimento econômico, criação de uma Zona de Processamento e Exportação de Produtos Industrializados (ZPE), o que irá diminuir a carga tributária dos produtos da região."

Manoel Santana
Prefeito de Juazeiro do Norte



"A consolidação da Região Metropolitana do Cariri já acontece com o desenvolvimento de projetos em comum, a exemplo do aterro consorciado, mas há questões prioritárias que devem ser mais trabalhadas como a segurança, o turismo integrado, melhoria de acesso aos municípios e ações em educação e infra-estrutura. Já há um trabalho em conjunto no ensino superior e uma discussão para um processo de integração."
José Leite
Prefeito de Barbalha



"Temos grandes desafios para a região, como o Hospital Regional do Cariri, melhoria da estrutura do Aeroporto, Centro de Feiras e Negócios do Cariri, Ceasa e criação da Universidade Federal do Cariri. Também há necessidade de investimento em saneamento ambiental. Precisamos de um planejamento mais amplo, investimento em educação profissionalizante e infra-estrutura para a criação de um parque industrial."

Samuel Araripe
Prefeito do Crato



Mais informações: Prefeituras Municipais
Juazeiro do Norte - (88) 3566.1002
Crato - (88) 3521.8969
Barbalha - (88) 3532.3022

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter


Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Negócios. Fortaleza, 11-06-09
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=645557

Um comentário:

  1. A criação da Região Metropolitana do Cariri (RMC) formada pelos municípios de
    Juazeiro, Barbalha e Crato, bem como pelos municípios que lhes são limítrofes:
    Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Missão Velha e Jardim, tem com
    o objetivo constituir uma circunstância cultural e socioeconômica capaz de
    compartilhar com Fortaleza a atração de população, equipamentos, serviços e
    investimentos públicos e privados.O que é de grande importância para o desenvolvimento da região como um todo.

    ResponderExcluir