sábado, 20 de junho de 2009

CENTENÁRIO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE

Juazeiro define marco zero


Tudo começou com um sonho do Padre Cícero, no natal de 1871. Era a profecia da sua vinda para JuazeiroJuazeiro do Norte. Uma pequena Vila, onde existiam algumas casinhas, uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores, a casa do brigadeiro Leandro Bezerra e três pés de Juazeiro.


Assim começa a história de uma das cidades que mais cresce no Interior do Estado, que em 2011 comemora o seu centenário. O marco zero da cidade será a reprodução do Juazeiro primitivo, resgatado numa pintura da artista plástica e contemporânea do Padre Cícero, Assunção Gonçalves, hoje com mais de 90 anos.


Além da pequena vila, será construída a praça, um obelisco, como em Recife, explicando o marco zero, e a Rua do Centenário, possibilitando o contorno para quem desce pela Rua São Pedro e retorna pela Avenida Padre Cícero, entre o Centro de Apoio ao Romeiro e os arcos da Basílica de Nossa Senhora das Dores. O começo da obra, idéia inicial proposta pala Comissão do Centenário, ainda não se sabe, “mas o final sabemos”, afirma o integrante da Comissão, o escritor e pesquisador Daniel Walker.


No próximo dia 18 de julho, serão abertas as comemorações do centenário do município. O marco será os 100 anos do jornal “O Rebate”, veículo que marcou a luta pela conquista da independência política de Juazeiro do Crato. Mas vários outros projetos estão sendo trabalhados de forma paralela. A comissão tem se debruçado nas pesquisas históricas e feito propostas para o resgate de momentos importantes que se destacaram na história da cidade.


Outro aspecto importante será o resgate do local onde o Padre Cícero teve o sonho. Uma casa, próximo da imagem de “La Pietá”, à frente da Basílica. Tudo indica que foi nas proximidades e para encontrar as bases da casa, será necessário um trabalho de escavação. Segundo o pesquisador Daniel Walker, a casa pertencia a dona Albuína, já falecida. Há informação da presença de um sobrinho da proprietária da casa residindo em Juazeiro.


Caso a “sapata da casa” seja encontrada, a idéia, conforme Daniel Walker, é delimitar a área com correntes e colunas e será colocada uma tampa de vidro. A “casa do sonho” será instrumento de contemplação e resgate de uma história que em pouco tempo teve suas origens apagadas, o que tanto lamenta Assunção Gonçalves, ao observar em seu quadro o início já relatado por pessoas que viveram os momentos de construção da terra do “Padim”.


A Comissão tem se reunido mensalmente. O projeto para construção do marco zero está em fase de desenvolvimento, a cargo da arquiteta da Prefeitura de Juazeiro, Gisele Menezes. Cada passo buscará manter a fidedignidade à simplicidade da pequena vila. Em 15 de setembro de 1827 poderá ser estabelecida como a data do marco inicial da história do município, dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Marca também uma das maiores romarias da cidade.


Locais onde aconteceram fatos marcantes terão suas histórias registradas em placas. A casinha de taipa onde nasceu a beata Maria de Araújo era exatamente onde hoje se encontra o prédio dos Correios. Uma parceria do órgão com a Prefeitura irá identificar com placas esses locais de destaque em Juazeiro. Além dela, outra casa terá informações históricas afixadas em placa. No local, o “Padim” tomou posse como o primeiro prefeito da cidade.


Mais informações:
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinqüentenário, S/N - Bairro do Socorro
Juazeiro do Norte
(88) 3511.4040


ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário