quarta-feira, 10 de junho de 2009

Criação da Região Metropolitana do Cariri é aprovada pela AL

A RMC será formada pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, bem como pelos municípios que lhes são limítrofes.

A Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira (09), a mensagem do governo do Estado que cria a Região Metropolitana do Cariri (RMC). O Projeto de Lei Complementar aprovado também cria o Conselho de Desenvolvimento e Integração, o Fundo de Desenvolvimento e Integração da RMC, além de incluir municípios de Pindoretama e Cascavel na Região Metropolitana de Fortaleza. O texto aceito por unanimidade na reunião conjunta de Comissões e na votação dos deputados altera ainda a composição de microrregiões do Estado.

A RMC será formada pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, bem como pelos municípios que lhes são limítrofes: Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Missão Velha e Jardim. O secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, afirmou que a criação da Região Metropolitana irá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Cariri. “Agora tanto o Estado como os municípios do Cariri poderão trabalhar o planejamento e a execução das ações de forma regional”.

Além disso, de acordo com o secretário, o Cariri passará a estar apto a acessar fundos públicos específicos para regiões metropolitanas. Após a aprovação na Assembleia a Lei aguardará a sanção do governador Cid Gomes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Carlos Henrique Camelo (chenrique@cidades.ce.gov,br - 3101.4462 / 8603.0369)

Um comentário: