O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 0,7% no segundo trimestre de 2009, em taxa anualizada. Este é o resultado final para o período, de acordo com os dados do Departamento do Comércio do país nesta quarta-feira (30). O resultado foi melhor do que o esperado pelos analistas, que apostavam em contração de 1,2% no período.
Com o resultado do segundo trimestre de 2009, a economia norte-americana teve retração por quatro trimestres consecutivos, algo que não acontecia desde 1947, de acordo com dados do governo. De acordo com analistas, esta deve ser a última retração trimestral da economia americana antes do início da recuperação. Os EUA estão em recesão desde dezembro de 2007.
Consumo
A primeira e a segunda estimativas da atividade econômica entre abril e junho apontaram retração de 1%. De acordo com o governo americano, os gastos do consumidor não foram tão fracos como o calculado anteriormente, o que explica a melhora no resultado.
A taxa de retração também é bem menor do que as vistas em trimestres anteriores. Nos três primeiros meses de 2009, por exemplo, a economia americana teve contração real de 6,4%. Nos três últimos meses de 2008, a queda foi de 5,8%.
Fonte: Portal G1 Economia e Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário