quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mudanças Climáticas

06/05/2009 - 15:49:29

Estados e municípios debatem agenda comum

Estados e municípios brasileiros associados ao ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade discutirão no dia 18 de maio em Brasília uma estratégia comum para levar suas contribuições às negociações internacionais sobre as mudanças climáticas na Conferência do Clima das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), em dezembro próximo. Alguns representantes dos governos estaduais e municipais farão parte da delegação brasileira que participará dos debates no evento da ONU com o objetivo de aprovar um novo acordo internacional que substituirá o Protocolo de Quioto, cuja primeira fase expira em 2012. O evento será realizado de 8h às 18:30h no hotel Brasília Alvorada. Veja o site do evento (http://www.jornadaiclei.org/).

O encontro nacional “Políticas Públicas pelo Clima: Rumo a Copenhague 2009″ pretende reunir os principais atores sociais relevantes para conhecer o estado atual das negociações sobre clima, as ações em curso no combate ao aquecimento global e as experiências para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos governos locais.
O evento reunirá tomadores de decisão e técnicos graduados do governo federal, dos estados e dos municípios que estão liderando as ações de combate ao aquecimento global no Brasil. Entre os destaques, estão os governos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia.

Vários municípios brasileiros também implementam iniciativas e programas de prevenção e controle aos efeitos das mudanças climáticas. São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), e Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Betim (MG), Volta Redonda (RJ), e Palmas (TO) destacam-se no enfrentamento das questões climáticas. Esses municípios integram a rede latino-americana de Cidades pela Proteção do Clima. “Precisamos levar este debate ao maior número de prefeitos”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ao aceitar o convite do Iclei para participar do seminário.

Para o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Clarismino Luiz Pereira Júnior, os municípios brasileiros já estão assumindo seus compromissos na redução das emissões de gases do efeito estufa e implementando ações para prevenir e combater os efeitos das mudanças climáticas.

Construções Sustentáveis
O encontro faz parte da I Jornada Brasileira sobre Mudanças Climáticas e Consumo Sustentável que terá como parte da programação, no dia 19 de maio, o Seminário Internacional Construções Sustentáveis para uma Nova Economia. Destinado à cadeia produtiva do o setor de construção civil, o seminário servirá para discussões relacionadas às construções sustentáveis, um tema que começa a ganhar consistência junto a governos locais no Brasil com o apoio dos projetos desenvolvidos pelo ICLEI, no contexto atual de transição de modelo econômico.
O ICLEI realizará ainda, no dia 20, uma reunião de trabalho reservada sobre clima, consumo e construções sustentáveis

Parceiros
Parceiros do Roadmap - Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG), Metropolis, C-40, World Mayors Council on Climate Change (WMCCC).
Apoio institucional
ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente; CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção; CNM - Confederação Nacional de Municípios; CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável; CDS-UnB - Universidade de Brasília; GVces - Centro de Estudo em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas;PNUMA-Brasil; SINDUSCON/DF.
Financiadores
União Europeia - EuropeAid, Embaixada Britânica, Caixa Econômica Federal - CEF.

Sobre o ICLEI
O ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade é uma associação democrática internacional formada por mais de mil governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais que têm em comum o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Participam da rede 35 governos da América Latina.

Lançado como Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais em 1990 na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o ICLEI desenvolve e gerencia campanhas e programas que abordam questões de sustentabilidade local e protegem bens comuns globais (qualidade do ar, clima e água, entre outros), fazendo a ligação entre a ação local e as metas e objetivos de acordos internacionais.

O ICLEI estimula os governos locais a:
-Promoverem a conscientização política sobre questões-chave para a sustentabilidade;
-Estabelecerem planos de ação para atingir objetivos concretos e mensuráveis;
-Trabalharem para atingir as metas através da implementação de projetos;
-Avaliarem os progressos locais e cumulativos rumo à sustentabilidade.

Como agência internacional de desenvolvimento sustentável para governos locais, o ICLEI fornece informações, treina técnicos em gestão local, organiza conferências, facilita o intercâmbio entre cidades e a constituição de redes, executa pesquisas e projetos-piloto, além de prestar serviços técnicos e de consultoria.
Navegue pelo site do ICLEI: www.iclei.org

(Envolverde/ICLEI)

Fonte: Mercado Ético (http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/estados-e-municipios-debatem-agenda-comum/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário