quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Emprego no Ceará


CAGED 22/11/2012 - 07h49

Ceará lidera a geração de empregos no setor de serviços

Estado ficou à frente dos concorrentes diretos no mês de setembro e mantém a liderança no acumulado do an


No acumulado do ano até setembro, o Ceará liderou o saldo de empregos gerados no setor de serviços na Região Nordeste. No período, foram 20.248 postos de trabalho gerados e uma participação de 21,2% no crescimento de vagas nos serviços do Nordeste.Turismo e lazer são algumas das áreas mais importantes do setor.
A região como um todo atingiu um saldo positivo de 95.459 vagas e uma participação de 14,3% em todo o Brasil. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a análise setorial foi feita pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur).
Levando em consideração apenas o mês de setembro, o Ceará também é o primeiro colocado dentre os estados do Nordeste. Foram 3.555 vagas de saldo positivo, à frente da Bahia (1.793 vagas) e Maranhão (975 vagas).
Com relação às atividades que compõem o setor, o segmento de alojamento e alimentação ficou no segundo lugar, com 892 vagas, ou seja, 25,1% do setor de serviços.
Entre as maiores regiões metropolitanas, a de Fortaleza (RMF) foi a única a apresentar crescimento significativo no mês de setembro. Foram 3.046 novos postos de trabalho, enquanto Salvador gerou 229 e Recife registrou saldo negativo, com 79 demissões a mais que as contratações no setor.
Redação O POVO Online
FONTE: http://www.opovo.com.br/app/economia/2012/11/22/noticiaseconomia,2958682/ceara-lidera-a-geracao-de-empregos-no-setor-de-servicos.shtml

Um comentário:

  1. Desde a década de 90, quando a maior parte do país apresentavam retração de emprego, o Ceará mesmo com baixos salários mantinha-se diferente do resto do país. Li uma vez, infelizmente não lembro a fonte que em meados de 2006, o Ceará apresentava taxas de crescimento do setor terciário maiores que as do Nordeste e do Brasil, obviamente ganhando destaque quando o assunto é geração de emprego. Infelizmente, o mercado cearense ainda fica devendo no quesito qualidade, pois os índices de rotatividade ainda são altos para os padrões do país.

    Hoje, é notável a necessidade de progrmas de incentivo e políicas de desenvolvimento que possa trazer mais valor ao estado.

    ResponderExcluir