quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Clima econômico melhora na América Latina, diz FGV


22/11/2012 10h48 


Clima mostra-se favorável para Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Paraguai.
No plano mundial, não foi registrada a mesma melhora na avaliação.




O Indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou alta em outubro, atingindo 5,2 pontos, após recuar para 4,8 pontos no trimestre anterior, conforme mostra levantamento divulgado nesta quinta-feira (22).
O Indicador Ifo/FGV da Situação Atual (ISA) subiu, mas segue em nível relativamente baixo, sendo o segundo pior desde abril de 2010. Já o Indicador Ifo/FGV de Expectativas (IE) saltou para o maior nível desde janeiro de 2011.
O clima melhorou e mostra-se favorável para Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Paraguai. No Peru e no Uruguai, o ICE caiu, mas o clima continua favorável. Nos demais países houve aumento do ICE, mas o clima continua desfavorável (caso da Argentina) ou ficou estável (casos do México, Equador e Venezuela). No Brasil, o ICE saltou de 5,2 pontos para 6,1 pontos. Em cinco países a situação atual melhorou entre julho e outubro e seis países estão na zona de avaliação favorável. O Brasil registrou aumento no ISA, mas ainda está na faixa de avaliação negativa (4,9 pontos). As expectativas são positivas em quatro países e melhoraram em seis países. No caso do Brasil, o IE passou de 5,9 para 7,3 pontos.
No plano mundial, não foi registrada a mesma melhora na avaliação do clima econômico. O ICE mundial continuou em queda, porém mais suave do que a registrada entre abril e julho.
Na União Europeia, houve piora tanto nas avaliações sobre a situação atual quanto nas expectativas. A região mantém-se na fase recessiva do ciclo econômico. As expectativas continuam se deteriorando na Grécia, Portugal e Espanha, tendência agora seguida pelas duas principais economias da região, Alemanha e França, tornando improvável uma reversão da situação europeia nos próximos meses. Déficit público e demanda fraca foram as duas questões com maior peso na avaliação dos principais problemas que os países europeus enfrentam, segundo a Sondagem Ifo de outubro.
FONTE: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/11/clima-economico-melhora-na-america-latina-diz-fgv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário