sábado, 11 de dezembro de 2010

Concentração de Renda no Ceará

MUNICÍPIOS CEARENSES

Cinco cidades concentram 61% das riquezas

11/12/2010 Clique para Ampliar
Entre 2004 e 2008, a centralização do poderio econômico de Fortaleza em relação às outras cidades do Estado sofreu redução, de acordo com o levantamento do PIB dos municípios 
FOTO: THIAGO GASPAR

Clique para Ampliar
Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Caucaia e Sobral se destacam na centralização da renda

O levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros, período 2004 a 2008, divulgado, ontem, pelo IBGE, mostrou que a participação da riqueza gerada por Fortaleza no Estado caiu naquele intervalo, o que demonstra um certa descentralização do crescimento econômico no Ceará. Entretanto, ao reunir o desempenho da Capital com o de outras quatro cidades locais de maior PIB (Maracanaú, Juazeiro do Norte, Caucaia e Sobral), a concentração ainda foi bem alta. A segunda maior do Nordeste, com 61,8%, atrás apenas dos 63,2% dos cinco principais municípios de Alagoas. Por outro lado, a Bahia obteve a mais baixa centralização, com 47,4%.

No Brasil, a situação não foi tão diferente. Em 2008, seis cidades corresponderam a quase 25% de tudo o que foi produzido no País. São Paulo, 11,8%; Rio de Janeiro, 5,1%; Brasília, 3,9%; Curitiba, 1,4%; Belo Horizonte,1,4%; e Manaus, 1,3%. A concentração permaneceu semelhante à de anos anteriores.

Todas as 10 primeiras capitais mantiveram suas posições inalteradas no ranking do PIB nacional. Fortaleza continuou em 9º lugar em relação às capitais e em 15º sobre os demais municípios brasileiros, com PIB de R$ 28,350 bilhões, em 2008, um acréscimo de 60% sobre os R$ 17.623 bilhões registrados quatro anos antes.

Descentralização

Para a coordenadora de Contas Regionais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a economista Eloísa Bezerra, a Capital cearense estabilizou seu crescimento, perdendo, inclusive, espaço na participação no PIB da Região Metropolitana e do Estado.

"Outros municípios estão ganhando visibilidade, como São Gonçalo do Amarante e Juazeiro do Norte. Por outro lado, a riqueza ainda se restringe a poucas cidades porque é aonde existe infraestrutura adequada para atrair investimentos", explicou, ressaltando que a concentração em alguns polos é uma tendência também verificada acentuadamente em outras unidades federativas da região.

"Os municípios que concentram a produção da riqueza sãos os que oferecem as melhores condições. Além disso, eles estão situados em locais onde se tornam referência para outras cidades cearenses e até de outros estados. É o que acontece no Cariri, por exemplo", disse.

Por atividades

No setor de agropecuária, os municípios cearenses de maior destaque em participação do PIB, em 2008, foram Quixeré (61,34%), Ibiapina (53,45%) e Salitre (49,88%). No segmento industrial, Eusébio (61,69%), Maracanaú (57,27%) e Horizonte (53,04%). Na parte de serviços, sobressaíram-se Juazeiro do Norte (84,34%), Nova Russas (80%) e Crato ( 79,76%).

ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário