quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Comércio

11/08/2010 - 10h48

Supermercados respondem por 50% do aumento nas vendas do varejo

VERENA FORNETTI
DO RIO

A categoria que inclui supermercados, hipermercados respondeu por 50% do crescimento do varejo em junho, segundo dados do IBGE. O setor cresceu 1,5% em volume de vendas em relação a maios. Contra junho de 2009, o desempenho teve expansão de 11,9%.
Reinaldo Silva Pereira, coordenador de serviços e comércio do IBGE, atribui o resultado positivo do setor ao aumento da massa salarial e ao aquecimento do mercado de trabalho. "As pessoas estão com mais dinheiro disponível, ou pelo menos estão se sentindo mais ricas com a disponibilidade de crédito".
Sobre a queda nas vendas de veículos e motos, em junho, (-0,6% ante maio) Pereira afirmou que a retração era esperada depois dos seguidos recordes de venda do segmento e após os incentivos fiscais concedidos pelo governo.
"O número sinaliza o esgotamento da própria demanda, porque haja mercado para comprar tanto carro", afirmou.
BALANÇO
As vendas no comércio no país em junho cresceram 1%, na comparação com maio, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O resultado completa dois meses consecutivos de crescimento no volume de vendas após a forte queda do mês de abril.
Em relação a junho de 2009, houve alta de 11,3%. No acumulado de janeiro a junho, houve avanço de 11,5% na comparação com igual intervalo no ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses até junho, as vendas cresceram 9,3%.
O resultado do semestre é o melhor de toda a série histórica, iniciada em 2001, superando inclusive o segundo semestre de 2009, que alcançou 7,2%. O IBGE ressaltou que no primeiro semestre de 2009 a economia brasileira sofria a influência da crise financeira internacional. "Somente em meados do segundo semestre daquele ano que a economia começa a se estabilizar, com suas atividades se aproximando dos patamares do período pré-crise", afirmou.
A receita nominal de vendas no comércio teve expansão de 0,5% em junho, na comparação com o mês anterior. Em relação a junho de 2009, a receita do comércio aumentou 14%, com destaque para o setor de equipamentos e material para escritórios, informática e comunicação, que cresceu 5,4%, com ajuste sazonal.
As vendas no comércio varejista ampliado --que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo-- subiram 0,8% em junho, frente a maio. Na comparação com junho de 2009, houve alta de 6,9%.
As vendas de veículos e motos, partes e peças caíram 0,6% na comparação com maio, e 9,5% ante o mesmo mês do ano passado.
Já as vendas de material de construção no varejo registraram retração de 3,1% sobre maio, mas subiram 12,2% sobre junho de 2009.
Na comparação com junho de 2009, todas as atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas. No confronto com maio, cinco das 10 atividades subiram.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário